Uma senha sera enviada para seu e-mail

Para fazer um bom gerenciamento de projetos o profissional da área deve conhecer a fundo algumas técnicas. Por isso, criar o hábito de ler sobre o tema é essencial.

Nesta lista criada pelo colunista do Buildin Alonso Mazini Soler, que é especialista em gerenciamento de projetos, ele elenca os 5 livros mais importantes do assunto e traz um vídeo bônus. Além disso, relata sua opinião sobre cada um deles.

Confira!

1- Construction Extension to the PMBOK® Guide (2016). Project Management Institute

Esta é a referência básica para o Gerente de Projetos certificado que atua no segmento de construção. Essa extensão do PMBOK adiciona novas Áreas do Conhecimento e novas Boas Práticas (Processos), à estrutura genérica do Guia PMBOK.  

2- Aldo Dórea Mattos – Planejamento e Controle de Obras (2010). Editora PINI

Este livro é uma referência segura e ampla ao contexto do P&C de obras. Escrito de forma extremamente didática e muito rico em exemplos. Ideal como referência de aulas e para quem está se iniciando no tema.

3- Julio Schwartz e Álvaro Camargo – manual de Projetos de Infraestrutura e Engenharia (2014). Edição dos Autores

Este livro é altamente recomendado devido a extensão e profundidade de seu conteúdo. O livro associa conceitos ao modo de gestão nacional, fazendo referências a legislações, normas e relações contratuais de grandes empresas nacionais contratantes. Uma referência imprescindível na biblioteca do profissional da área.

4- Paulo S. Thiago Fernandes – Montagens Industriais, Planejamento, Execução e Controle (2009). Editora Artliber

Este livro se divide em duas partes. A primeira relata aspectos técnicos da montagem industrial. Talvez, essa parte interesse menos ao Gerente de Projetos pela profundidade específica e técnica de assuntos como soldagens, estruturas metálicas, tubulações e instrumentação. A segunda parte enriquece o texto caracterizando e associando de forma direta os aspectos de gestão dos projetos de montagens industriais. Livro importantíssimo para quem lida com esse tipo de projeto.

5- Aldo Dórea Mattos Como Preparar Orçamentos de Obras (2006). Editora PINI

Seguindo a tradição do autor, trata-se de um texto de leitura simples, absolutamente didático e repleto de exemplos. Imprescindível para que se dispõem a aprender sobre o assunto.

BÔNUS – Alonso Mazini Soler. Filme de animação: Gerenciamento de Projetos de Construção – Rosalina e os 1001 Erros

Este não é um livro, mas uma referência didática fantástica para quem lida com o segmento de construção. Trata-se de um filme de animação que não deve ser apenas visto. Na sequência de sua projeção, é disponibilizado um roteiro de discussões que permitem ao profissional reconhecer erros no processo de gestão de sua empresa e sua obra. Assista! 

Gostou deste post? Então provavelmente você vai se interessar conhecer técnicas de gerenciamento de projetos.