Uma senha sera enviada para seu e-mail

Você já sabe que racionalizar tempo, aumentar a assertividade e diminuir erros em projetos são alvos fundamentais para as empresas da construção civil, não é mesmo? O conceito de BIM 360 também sabe!

Afinal, atender a esse desafio torna-se ainda mais complicado considerando que os projetos de construção estão mais complexos. Há a necessidade de gerenciar um número crescente de aplicativos e de informações.

Ao mesmo tempo, temos visto a introdução de tecnologias que se mostram cada vez mais indispensáveis para o dia a dia da construção. A digitalização do canteiro de obras, o gerenciamento de projetos online e a computação em nuvem são alguns exemplos. Aliás, já falamos sobre isso no texto “Tendências da construção civil em 2019”.

Assim, é nesse contexto de busca por ganhos por eficiência e integração de dados que foi desenvolvido o novo BIM 360. Trata-se, de forma resumida, de uma família de produtos em nuvem que conecta as informações de todo o ciclo de vida de um projeto de construção.

Ficou curioso para entender melhor como esse sistema funciona?

Então, continue comigo que te explico!

Afinal, para que serve o BIM 360?

Os aplicativos da nova plataforma da Autodesk foram concebidos a partir da colaboração com 500 profissionais de construção de 100 organizações de todo o mundo.

Os desenvolvimentos foram agrupados em sete categorias de aplicativos, cada uma com função e objetivo específicos. O usuário pode se aproveitar tanto das sete categorias em conjunto, como utilizar apenas um módulo.

BIM 360 Docs

Esse app foi desenvolvido para organizar e gerenciar documentos relevantes ao projeto. Mais além, o BIM 360 Docs permite que a equipe de obra acesse e gerencie facilmente plantas 2D, modelos BIM 3D e quaisquer outros documentos do projeto que foram disponibilizados.

O vídeo abaixo mostra como aplicar o BIM 360 Docs em projetos de infraestrutura. Vale dar uma olhada.

BIM 360 Field

Com maior foco no canteiro de obras, esse aplicativo organiza e garante que as informações cheguem às pessoas corretas a qualquer momento.

A ferramenta permite vincular tarefas e as fichas de verificação aos elementos do modelo 3D.

BIM 360

Além disso, possibilita aos usuários acessar folhas tarefas, alterar status de execução, acessar documentos referentes às tarefas, preencher listas de verificações. Para isso, o usuário pode se valer de dispositivos móveis ou de um navegador da Web.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra detalhadamente os recursos de gerenciamento do BIM 360 Field.

Confira!

BIM 360 Glue

Essa ferramenta realiza a integração dos documentos (Revit, CAD e Navisworks) para a visualização total das categorias de projeto. Ou seja, permite que o Gerente BIM acesse os modelos atualizados do projeto, verifique possíveis interferências, faça anotações e, ainda, delegue ações referentes ao projeto.

BIM 360

A ferramenta também oferece aos usuários a possibilidade de acessar os modelos 3D na obra utilizando dispositivos móveis ou o navegador na Internet.

Veja neste vídeo (em inglês) os principais recursos do BIM 360 Glue.

BIM 360 Layout

O BIM 360 Layout conecta a intenção de projeto de um modelo digital com o mundo físico ao controlar um instrumento robótico. Com uma conexão direta com o equipamento (um sistema de posicionamento 3D específico para layout de construção) via WiFi, o usuário de campo é guiado para os locais reais no canteiro de obras com base nos pontos criados no modelo 3D representados no aplicativo BIM 360 Layout.

Neste vídeo (em inglês) você pode observar a experiência de uma construtoras que otimizou processos com esse aplicativo. Não deixe de conferir!

BIM 360 Ops

Trata-se de uma solução de gerenciamento de ativos e de manutenção.

O app organiza atividades futuras de manutenção e inspeções de rotina com checklists por meio das funções do celular ou tablet coletando informações em campo. Tudo isso integrado ao modelo 3D BIM do projeto.

Assim, para facilitar, a solução também pode ser acessada utilizando o navegador da web ou através do aplicativo BIM 360 Ops para iPad.

BIM 360 Plan

Esse aplicativo da família BIM 360 auxilia no planejamento de produção e oferece suporte a práticas baseadas na metodologia Lean para construção.

Afinal, o BIM 360 Plan é composto por ferramentas que permitem aos planejadores receber informações de ocorrências que podem prejudicar a produtividade da equipe.

Então, se quiser saber mais sobre esse aplicativo, não deixe de ver o vídeo abaixo

BIM 360 Team

Este aplicativo centraliza todas as informações do projeto para a consulta dos executores e, até mesmo, de clientes. Além disso, a ferramenta monitora as atividades e disponibiliza ferramentas de análise do projeto.

Acessada pelo browser ou dispositivos móveis, a solução pode funcionar de forma integrada ao Collaboration for Revit, que permite o trabalho compartilhado multisite de projetos utilizando o Autodesk Revit.

Confira este vídeo para entender melhor como o BIM 360 Project Teams funciona.

Projeto e gestão integrados

A BIM 360 Platform possibilita a interação entre colaboradores em um mesmo ambiente online. Assim, a BIM 360 Platform conecta fluxos de trabalho fragmentados na fase de pré-construção, execução, fabricação, instalação e gerenciamento de instalações.

Com isso, melhora a entrega de projetos de construção, desde colaboração de projeto, passando pela documentação e revisões até pré-construção.

Mas o que mais se ganha com a implantação do BIM 360? Ou seja, qual o project delivery do BIM 360?

De forma bastante sintética, esses são alguns dos principais benefícios que percebo no uso do BIM 360:

  • Aproxima escritórios de projeto dos canteiros de obras. Isso porque oferece a visualização do projeto de maneira completa, prevenindo erros futuros e garantindo sua constante atualização.
  • Devido ao seu perfil integrador, aumenta a assertividade dos projetos e reduz problemas com conflitos de informações entre diferentes partes envolvidas;
  • Evita redundâncias e aumenta a eficiência ao unificar vários aplicativos em uma única plataforma.
  • As atualizações dos projetos são feitas dentro da plataforma em nuvem, através do servidor onde os arquivos são salvos, sem a necessidade de download ou upload de arquivos.

Comentários finais sobre o BIM 360

No post de hoje, você pode perceber que a plataforma Autodesk BIM 360 é bastante ampla. Afinal, ela busca abraçar diferentes etapas do processo de produção de um produto imobiliário, da concepção à manutenção, passando pela gestão da construção.

Essa ferramenta se mostra muito útil principalmente para projetos muitos grandes e complexos. Ou seja, que envolvem um grande número de pessoas trabalhando ao mesmo tempo.

Nesses casos,  ganhos consideráveis podem ser obtidos com a menor demora para troca de informações e de arquivos.

Vale ponderar, contudo, que treinamentos são indispensáveis para que essa tecnologia seja implantada eficientemente e com sucesso. Lembre-se que a tecnologia ainda precisa das mentes humanas para gerar os resultados esperados.

Então, conte para a gente. Este conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões conosco no espaço de comentários. Assim, se curtiu, compartilhe em suas redes sociais!

Dicas de leitura sobre BIM 360 e outras tecnologias

Antes de me despedir, gostaria de te indicar os seguintes conteúdos produzido pelo Buildin e que podem te interessar. Não perca a oportunidade de ampliar ainda mais os seus conhecimentos:

Até a próxima!