2 fevereiro 2018

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Blog do Curador: clientes e tecnologia para a construção

Original de Buildin
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Certamente, uma das principais notícias dessa semana é o aumento da confiança do empresário da construção!

De acordo com a Sondagem da Construção, da FGV, o setor está mais otimista e prevê melhora significativa!

Isso se deve à melhora da economia como um todo, conforme pontuou a coordenadora de Projetos da Construção da entidade, Ana Maria Castelo. “O índice apresentou alta devido à expectativa de recuperação do cenário macroeconômico. Além disso, o mercado imobiliário começou a dar sinal de melhora com a abertura do crédito e a redução dos juros”, afirma a economista.

Quer saber mais sobre a expectativa do empresariado da construção?

Então não deixe de conferir o acompanhamento dos indicadores setoriais que o Buildin traz mensalmente para você!

Lá você vai saber mais sobre a retomada dos empregos na construção e a volta do pró-cotista, da Caixa!

Relacionamento com os clientes

Essa semana tivemos alguns posts que fizeram muito sucesso entre nossos leitores. E um ponto em comum entre eles foi o foco em relacionamento com os clientes.

Cada um à sua maneira, os textos falam sobre como a interação entre cliente e fornecedor é fundamental para o sucesso da construção.

Aliás, sucesso do cliente é o tema do post que fala sobre a expectativa do cliente!

Nesse texto falamos sobre como descobrir o que espera o cliente de incorporadoras e construtoras. E mais do que isso, falamos sobre como atender à essa expectativa.

Um outro ponto de vista sobre a interação comercial na construção foi levantado pelo engenheiro Marcos Monteiro, sócio da Planear Engenharia e colunista Buildin.

Em seu artigo dessa semana ele levanta um tema delicado: precificação de projeto.

De acordo com ele, é muito comum as empresas contratarem projetos considerando apenas o preço cobrado pelo projetista.

Não é preciso dizer que isso é um erro, não é mesmo?

No texto ele demonstra porque uma construtora ou incorporadora não deveria se basear apenas nesse fator.

Para conseguir seguir as dicas do Marcos Monteiro, no entanto, talvez engenheiros e arquitetos precisem voltar às aulas.

Talvez o que lhes falte seja um conhecimento maior sobre marketing profissional. E é nesse ponto que toca o texto publicado em parceria com a Construa Resultados.

O artigo fala sobre como usar o marketing digital para a construção.

Tecnologia em voga

O Buildin tem o interesse de expandir cada vez mais o universo de engenheiros e arquitetos. Por isso, demos início a uma série de conteúdos voltados à importância da TI na construção.

O primeiro texto fala sobre como a Tecnologia da Informação é uma aliada imprescindível para o profissional da construção. A TI contribui direta e indiretamente com o desenvolvimento do trabalho do setor.

Exemplos disso trazem os textos sobre Como otimizar processos de proposta comercial e Como escolher um sistema para aumentar vendas.

Confira!

Conclusão

Como vimos, estar bem informado é uma necessidade cada vez maior para profissionais de engenharia e arquitetura, certo?

É preciso que engenheiros e arquitetos desenvolvam uma visão holística sobre diversos temas. Afinal, quando você pensou que um engenheiro projetista precisaria pensar em estratégias de marketing?

Principalmente se você quiser ser um profissional globalizado!

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Foto do Autor

Autor
Bruno Loturco

Head de conteúdo Buildin

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