9 outubro 2018

Colaboradores

Certificação LEED: conheça o 1º edifício de SC a receber o selo; VÍDEO

Original de Buildin
Mos Arquitetos
0

A dupla de arquitetos e sócios da Mos Arquitetos estiveram presentes no Construtalk Floripa, em setembro, e apresentaram o case do 1º edifício de Santa Catarina a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O projeto é de autoria da Mos.

Trata-se da sede regional do Operador Nacional de Sistemas Elétricos (ONS), instalada no Centro Empresarial Office Park. O empreendimento corporativo foi concebido com o objetivo minimizar o impacto ambiental de sua implantação, respeitando o contexto urbano e social.

Certificação LEED

Imagem: MOS Arquitetos

O empreendimento conta com três pavimentos, mezanino e subsolo. E foram dispostos ao longo de cerca de 10 mil metros quadrados de área construída, com base em estratégias de reaproveitamento de recursos naturais.

Segundo a arquiteta Roberta, embora o termo sustentabilidade seja relativamente recente no mercado imobiliário, “a preocupação com os pilares que dão base a um projeto sustentável, sempre esteve presente nos projetos da empresa”, disse ela durante sua palestra no Construtalk.

Iniciativa

A iniciativa de se fazer o projeto que resultou no selo LEED surgiu a partir do interesse tanto do construtor quanto do futuro locatário em certificar o edifício desde o princípio, estratégias que coincidem com o modo da Mos Arquitetos atuar em seus projetos.

Desafios

Claro, conquistar a certificação LEED não é das tarefas mais simples, por isso mesmo o selo é tão almejado. O plano de necessidades é extremamente funcional e rígido.

Também é é preciso garantir a melhor qualidade possível quanto à sustentabilidade e atendimento ao LEED haja vista o terreno pré-estabelecido em um condomínio pré-existente. Outro ponto desafiador é o emprego de alta tecnologia ainda pouco empregada na construção civil do país.

E o último e talvez mais complexo é que a edificação como um todo deve funcionar 99,99% do tempo e pode ficar fora do ar apenas 2h não contínuas por ano, o que demanda o emprego de sistemas triplos de alimentação elétrico, dados e ar condicionado e exige grande esforço para garantir o desempenho sustentável do edifício e, assim, pontuar no LEED.

Esses, inclusive, foram desafios enfrentados pela Mos Arquitetos com Centro Empresarial Office Park.

Sustentabilidade

Conheça outros aspectos a serem levados em conta num edifício sustentável com o qual se pretende adquirir a certificação LEED:

  • Tratamento de esgoto
  • Economizadores de água
  • Seleção e armazenamento de lixo reciclável
  • Gestão eficiente dos resíduos na construção
  • Madeiras com certificação de procedência – FFC
  • Tintas e colas certificadas
  • Vidros técnicos com alta eficiência (transmite 44% menos calor do que um vidro comum)
  • Grande área permeável e de paisagismo local
  • Acessibilidade
  • Vagas demarcadas para veículos de combustíveis híbrido e gás

Construtech

Certificações e etiquetagens de edifícios quanto à sustentabilidade e eficiência energética

Certificação LEED e etiquetagem

Imagem: MOS Arquitetos

Confira o depoimento de Roberta Ghizoni sobre as seguintes questões:

  1.  Como é participar do desenvolvimento do projeto de uma edificação que conquistou o selo LEED?
  2. Quais foram os desafios ao realizar o projeto do primeiro edifício com selo LEED de Santa Catarina?

Sobre o Construtalk Floripa

O Construtalk é uma série de eventos itinerantes que discute inovação e tecnologia na construção civil. A última edição reuniu profissionais do setor no Auditório da Softplan, na capital catarinense. A 1ª edição aconteceu em Belo Horizonte, a 2ª em Goiânia e a 3ª na cidade de Recife. O evento é realizado pelo Buildin.

Com saldo positivo para os envolvidos, o Construtalk Floripa teve um público formado, em sua maioria, por decisores, ou seja, pessoas que têm poder direto na mudança de mentalidade da construção civil em relação ao uso de inovação e tecnologia.

A proposta do evento foi mostrar e debater o panorama de inovações e tecnologias disruptivas que impactam o setor. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cases reais de empresas tradicionais que vêm quebrando velhos paradigmas.

Do outro lado, construtechs também estiveram presentes e mostraram o que as startups estão fazendo para transformar o mercado da construção durante o pitch time.

Entre os participantes estavam gestores de construtoras e incorporadoras, empreendedores, investidores e estudantes.

Tem mais evento por aí… Construsummit 2018

Para fechar 2018 com chave de ouro, a segunda edição do Construsummit está com inscrições abertas. O evento é um dos mais importantes da Indústria da Construção e discute como a tecnologia e a inovação impactam o setor.

Neste ano, o encontro acontecerá em dois dias inteiros de imersão em conteúdo de alto nível. Em 28 e 29 de novembro, São Paulo receberá cerca de 500 pessoas no auditório do Holiday Inn Anhembi.

Dentre os palestrantes, estarão presentes nomes nacionais e internacionais:

  • Gerry McCaughey Fundador e CEO da Entekra Inc. e Century Homes;
  • Jeff WilsonFundador da Kasita;
  • Masa NoguchiFundador e Coordenador da Rede ZEMCH e Professor de Design Ambiental da Universidade de Melbourne;
  • Marcelo NakagawaInnovation Researcher no PGT-USP; Professor no Insper, FIA, Vanzolini, Butantan, FAPESP;

Conheça outros palestrantes aqui.

Foto do Autor

Autor
Vanessa Farias

Jornalista e Analista de Conteúdo do Buildin.

Comentários