Uma senha sera enviada para seu e-mail

Um orçamento é acima de tudo um “exercício de futurologia”. Nele o orçamentista busca prever todas as condicionantes de execução de uma obra para determinar antecipadamente quanto aquela obra irá custar. Muitas são as premissas, muitos são os cálculos, tudo em nome de reduzir a chance de imprecisão no orçamento. E nesse momento entra a composição de preços unitários na construção civil!

Durante o processo de orçamentação, a matéria-prima do orçamentista é a composição de preços unitários na construção civil.

Composição de preços unitários na construção civil

Esta nada mais é do que uma tabela que sintetiza todos os insumos necessários para executar o serviço em questão. Seja, por exemplo, a composição de custos unitários para o serviço armação de aço estrutural CA-50. Nesse caso, podemos utilizar:

Tabela de Composição de Custos

O que esta tabela indica? Um monte de coisas. Veja abaixo o que se pode “ler” com relação ao consumo de material ou mão de obra nesta que uma das composições de preço unitário:

Produtividade do armador

Como o índice é 0,10 h por kg de armação, a produtividade é o inverso do índice. Ou seja, 10 kg/h.

Proporcionalidade entre ajudante e armador

Como os índices são iguais, há uma proporção numérica de 1:1 entre essas duas categorias.

Perda do aço

Se é necessário adquirir 1,10 kg de aço para cada kg de armação, isso significa que o orçamentista pressupõe uma perda de 10% nesse insumo. É preciso pensar de forma semelhante para cada insumo.

Entendimento da tabela de composição de custos

Viu quanta informação está contida numa composição de custos? Note que nestas composições não estão sendo considerados os custos indiretos. Estes, assim como as curvas ABC, são fundamentais para determinação do custo total de uma obra.

Bancos de dados de composição de preços unitários na construção civil

Pois bem! Agora pense nesse orçamentista aproveitando composições já prontas? Ou seja, usando bancos de dados como o SINAPI, o SICRO, o ORSE, o TCPO, o da EMOP etc.

Será que essas composição de preços unitários na construção civil são mágicas a ponto de servirem para toda e qualquer obra? É claro que não.

A função de um banco de dados é ser referencial. Ou seja, servir de base para um orçamento, sem representar uma verdade absoluta para o orçamento de obras.

Numa construtora, o orçamentista pode até buscar uma composição referencial, mas é fundamental temperá-la com as condicionantes locais. Somente assim para chegar a uma composição de custos unitários na composição de

Por exemplo, no exemplo da armação, a proporção de 1 ajudante por armador se verificou em outras obras da construtora? Essa proporção é realista? Será que não é possível alocar apenas 1 ajudante para cada 2 armadores. Afinal, isso garantiria menos gente e uma economia de R$0,21 no custo unitário do serviço.

Produtividade na composição de preços unitários na construção civil

E quanto à produtividade? Veja que produtividade depende de uma série de fatores, conforme mostra a imagem abaixo.

Produtividade em obras da construção civil

Assim, é natural que um serviço de armação tem uma produtividade mais alta em uma obra com predominância de barras grossas e retas. É o caso, por exemplo, de barragens ou viadutos.

Essas características alteram a composição de custos unitários na construção civil. Afinal, numa uma obra com muitas peças de barras finas e dobradas, a produtividade será, em geral, menor.

Além disso, a repetitividade é um fator importante. Afinal, quanto mais se faz de um serviço mais eficiência se ganha. Por outro lado existe um tempo há para a curva de aprendizado se manifestar.

Logo, isso afeta a composição de preços unitários na construção civil.

Variabilidade na composição de preços unitários na construção civil

Uma ideia da variabilidade de uma composição “fria” é o que nos mostra o TCPO para alguns serviços. O exemplo abaixo mostra o índice (h/m²) do serviço alvenaria de tijolo cerâmico furado.

Veja como o índice é função de algumas características.

Produtividade do pedreiro

Equipamento de transporte vertical disponível x Quebras ou indisponibilidade de equipamento de transporte vertical

Minha dica de ouro sobre Composição de Custos

Estabeleça em sua obra um sistema de apropriação de dados reais. Dessa maneira você gera dados confiáveis de produtividade.

Assim, pode criar seu próprio banco de dados de composição de custos unitários na construção civil. Além disso, um processo bem criado permite identificar desvios, comparar equipes, controlar subempreiteiros e até servir de base para pleitos.

Dicas de outros conteúdos sobre orçamentos de obras

Confira esses outros conteúdos sobre composição de custos unitários na construção civil, orçamento e planejamento de obras já publicados pelo Buildin