10 outubro 2018

Colaboradores

Conheça a construtech que criou a 1ª impressora 3D para a Construção Civil da América Latina; VÍDEO

Original de Buildin
Juliana Martinelli - InovaHouse3D - Impressora 3D na construção civil
0

Em 2015, Juliana Martinelli, fundadora e CEO da startup InovaHouse3D, de Brasília, teve uma ideia bastante desafiadora: desenvolver a primeira impressora 3D para a construção civil da América Latina.

Ela e outros colegas, ainda universitários, juntaram suas mesadas e salários de bolsas de estudo para criar um protótipo daquilo que viria ser a impressora 3D. O objetivo da equipe era minimizar os problemas de baixa produtividade no setor a partir da tecnologia.

A empreendedora contou a história de sua startup e seus desafios durante o Construtalk Floripa, que aconteceu em setembro, para um público de mais de 100 profissionais da construção civil.

Agora, em 2018, depois de terem sido acelerados pela ACE de São Paulo, a empresa está passando por um processo de reestruturação, conforme explicou Juliana em sua palestra no Construtalk. “Hoje, trabalhamos com o conceito de disseminar essa tecnologia no Brasil, tanto para o mercado, quanto para órgãos regulamentadores e universidades. A intenção é construir um ecossistema capaz de absorver essa inovação aqui na América Latina. Então, atualmente, essa é a nossa principal missão”, disse.

construtech

Benefícios da impressora 3D para a Construção Civil

A InovaHouse3D é pioneira no estudo da aplicação de manufatura aditiva no setor da construção no Brasil. Conheça alguns benefícios que, segundo a startup, a impressão 3D trará aos processos construtivos:

  • Atuação mais produtiva do setor
  • Menos acidentes de trabalho
  • Maior liberdade arquitetônica
  • Maior controle sobre recursos
  • Oportunidades para mais inovações

Para Juliana, outra vantagem do uso da impressora 3D na construção é que, com ela, é possível escalar sem precisar construir sempre da mesma maneira.

Confira o depoimento de Juliana para as seguintes questões:

  1. O que a impressão 3D tem a ver com a industrialização da Construção Civil?
  2. Que benefícios vocês já sentem com a presença da manufatura aditiva na Construção Civil?
Curiosidade!

A primeira e única (até agora) família a viver numa casa feita a partir da impressão 3D é da França e se mudou recentemente, em julho deste ano.

Desafios

De acordo com Juliana, um dos maiores desafios é como implementar a nova tecnologia no mercado. Isso porque ainda não há uma metodologia construtiva definida.

A InovaHouse3D, desde o seu nascimento, vem testando e aperfeiçoando o traço da impressão.

O vídeo abaixo é um compilado que mostra evolução da impressora da startup desde a montagem da primeira versão até agora, em 2018:

Sobre o Construtalk Floripa

O Construtalk é uma série de eventos itinerantes que discute inovação e tecnologia na construção civil. A última edição reuniu profissionais do setor no Auditório da Softplan, na capital catarinense. A 1ª edição aconteceu em Belo Horizonte, a 2ª em Goiânia e a 3ª na cidade de Recife. O evento é realizado pelo Buildin.

Com saldo positivo para os envolvidos, o Construtalk Floripa teve um público formado, em sua maioria, por decisores, ou seja, pessoas que têm poder direto na mudança de mentalidade da construção civil em relação ao uso de inovação e tecnologia.

A proposta do evento foi mostrar e debater o panorama de inovações e tecnologias disruptivas que impactam o setor. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cases reais de empresas tradicionais que vêm quebrando velhos paradigmas.

Do outro lado, construtechs também estiveram presentes e mostraram o que as startups estão fazendo para transformar o mercado da construção durante o pitch time.

Entre os participantes estavam gestores de construtoras e incorporadoras, empreendedores, investidores e estudantes.

Tem mais evento por aí… Construsummit 2018

Para fechar 2018 com chave de ouro, a segunda edição do Construsummit está com inscrições abertas. O evento é um dos mais importantes da Indústria da Construção e discute como a tecnologia e a inovação impactam o setor.

Neste ano, o encontro acontecerá em dois dias inteiros de imersão em conteúdo de alto nível. Em 28 e 29 de novembro, São Paulo receberá cerca de 500 pessoas no auditório do Holiday Inn Anhembi.

Dentre os palestrantes, estarão presentes nomes nacionais e internacionais:

  • Gerry McCaughey Fundador e CEO da Entekra Inc. e Century Homes;
  • Jeff WilsonFundador da Kasita;
  • Masa NoguchiFundador e Coordenador da Rede ZEMCH e Professor de Design Ambiental da Universidade de Melbourne;
  • Marcelo NakagawaInnovation Researcher no PGT-USP; Professor no Insper, FIA, Vanzolini, Butantan, FAPESP;

Conheça outros palestrantes aqui.

Foto do Autor

Autor
Vanessa Farias

Jornalista e Analista de Conteúdo do Buildin.

Comentários