2 abril 2019

Sem categoria

Curso de engenharia civil: qual fazer pra subir na carreira?

Original de Buildin
curriculum-vitae - Curso de engenharia civil
0

Você sabe que manter-se atualizado é imperativo para os profissionais que atuam na construção civil, certo? Mas, diante de uma oferta tão ampla de curso de engenharia civil, qual deles escolher?

Não é raro ouvirmos que a formação especializada é bem vista pelos departamentos de recursos humanos. Por outro lado, no entanto, é preciso que o profissional conheça um pouco de diversas áreas da engenharia civil, da arquitetura e da construção. Por isso, independente das áreas científicas de interesse do profissional, seu ciclo de estudos não pode encerrar com a conclusão do ensino superior.

Exemplos muito evidentes disso estão na necessidade de conhecer sobre inovação, BIM, segurança do trabalho e sustentabilidade.

Assim, mesmo após a conclusão do curso de licenciatura em engenharia civil o profissional precisa continuar a incrementar suas unidades curriculares.

Dessa maneira, essa realidade é válida para profissionais de engenharia civil que atuem com fiscalização de obras, que sejam especialistas em materiais de construção, gestão de recursos, mecânica dos solos, vias de comunicação e transportes etc.

Assim, não importa a qual ordem dos engenheiros você está vinculado. Você precisa buscar um curso de engenharia civil que te leve cada vez mais alto na carreira. Até mesmo porque o nível de remuneração cresce conforme o conhecimento do engenheiro civil.

Esse post vai te ajudar a escolher o curso de engenharia civil ideal.

Ficou interessado? Siga em frente!

Como escolher o curso de engenharia civil certo?

Se você fizer uma pesquisa nos sites das principais universidades e institutos de educação continuada, verá que as oportunidades para se atualizar são muitas.

Há, por exemplo, cursos voltados para profissionais que querem incrementar seus conhecimentos em gestão. Estes são muito procurados por aqueles que almejam subir na carreira.

Há, inclusive, programas específicos para quem trabalha (ou quer trabalhar) na área de finanças. Da mesma forma, o mesmo vale para quem busca um curso de engenharia civil na área de cálculo de estruturas, estudo de patologias etc.

Assim, dentre as áreas mais procuradas para quem quer se atualizar destacam-se:

  • Gestão de projetos;
  • Liderança;
  • Inovação e sustentabilidade;
  • Estruturas (desde projetos a estudo de patologias);
  • Segurança no trabalho;
  • Gestão de obras e de orçamentos.

Entretanto, em qualquer que seja o caso, vale a pena bater um papo com os professores titulares do curso de engenharia civil que esteja no seu radar.

Análise de currículo

Curso de engenharia civil

Em primeiro lugar, ao definir qual curso de engenharia civil realizar, faça uma análise crítica de seu próprio currículo.

Que tipo de formação te falta? Que conhecimentos você precisa adquirir para conquistar uma promoção ou uma posição melhor em sua empresa?

Se ainda tiver dúvidas, observe os profissionais que te inspiram. O que eles têm que você não tem? Descobrir isso é um bom caminho para identificar as lacunas a serem preenchidas em sua formação.

Logo, vai te ajudar a escolher o curso de engenharia civil mais adequado.

Especialização ou MBA?

Curso de engenharia civil

A segunda pergunta a se fazer é: Qual é a minha disponibilidade para fazer esse curso de engenharia civil? Nesse caso refiro-me à disponibilidade de tempo e de recursos financeiros.

Se tiver tempo e dinheiro para investir, vale buscar algo entre os cursos de pós-graduação ou MBA (Master Business Administration). Embora sejam mais longos, esses cursos realmente dão uma valorizada no currículo de qualquer engenheiro.

De modo geral, pós-graduação, mestrados e doutorados são os caminhos naturais para engenheiros que buscam aprofundar a especialização técnica dentro de uma área específica. Já o MBA é especialmente indicado quando o engenheiro passa a exercer atribuições de caráter mais administrativo, de gestão de pessoas.

Se quiser saber mais sobre a formação do engenheiro civil e escolha de curso de engenharia civil, não deixe de conferir este compilado de dicas sobre formação do profissional de engenharia feito pelo Buildin.

E para entender melhor a diferença entre pós-graduação e MBA, veja o vídeo abaixo.

Cursos a distância

Pouco tempo livre e disponibilidade limitada de recursos não são desculpa para os profissionais não se atualizarem. Não é motivo para não buscar um curso de engenharia civil.

Graças à internet, é possível encontrar cursos online, de curta duração e custo muito mais acessível.

Esses cursos têm como ponto forte permitir ao aluno estudar em casa e em horários alternativos.

Curso de engenharia civil

Geralmente, programas de educação à distância são indicados para quem busca uma complementação pontual.

Mas ao selecionar um curso de engenharia civil, vale privilegiar instituições reconhecidas no mercado e que tenham, entre seus docentes, profissionais que são referência. Esse cuidado é importante para você evitar perder tempo e dinheiro.

Conheça alguns cursos para engenheiros civis

Preparamos para você uma lista bem sucinta de cursos interessantes para engenheiros civis.

A oferta de curso de engenharia civil disponível é muito mais ampla. Por isso, se quiser saber mais sobre cursos, eventos e palestras voltados aos profissionais da construção, não deixe de acompanhar as atualizações do Buildin.

Especialização em Gestão de Projetos

Voltado para profissionais que já atuam em gestão de projetos, esse curso é realizado pela Fundação Vanzolini em parceria com a Poli-USP.

Com duração de dois anos, é reconhecido pelo Project Management Institute (PMI).

A grade curricular prepara os participantes para o exame de certificação de treinamento no conjunto de práticas de gerenciamento de projetos.

Análise de viabilidade de projetos

Realizado pela FGV, esse curso online é recomendado para profissionais de gerenciamento de projetos que querem aprimorar seus conhecimentos em fundamentos para elaboração de fluxo de caixa, matemática financeira, técnicas de análise de projetos por modelos determinísticos e análise do risco econômico-financeiro.

Projeto e gestão de infraestrutura urbana

O curso da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) é destinado a profissionais que atuam na área e que desejam ampliar e aprofundar seus conhecimentos.

Ou seja, adquirindo uma visão integrada dos vários subsistemas urbanos (saneamento, transportes, planejamento urbano e iluminação pública).

Liderança e Desenvolvimento de Talentos Diferenciados

Com 22 horas de duração, esse curso presencial da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é voltado a empresários, gestores, profissionais de todas as áreas que buscam preparar-se para exercer a liderança.

Preparatório para Inspetor I

Este curso de engenharia civil é voltado à inspeção de estruturas de concreto segundo a ABNT NBR 16230:2013 – Inspeção de estruturas de concreto – Qualificação e certificação de pessoal – Requisitos.

Realizado pelo IDD em Curitiba (PR) e em outras cidades, esse curso prepara engenheiros para atuarem como inspetores ao longo de 28 horas-aula. A ABNT NBR 16.230:2013 trata do diagnóstico e do prognóstico do estado de conservação de estruturas de concreto, sobretudo das Obras de Arte Especiais (OAE).

NBR 15.575: Aplicação da Norma de Desempenho no Processo de Edificações

Esse curso de engenharia civil fornece aos projetistas e profissionais responsáveis pela execução de obras de edificações uma visão abrangente da Norma de Desempenho. Assim, realizado em São Paulo, é voltado para engenheiros e arquitetos envolvidos no processo produtivo de edificações.

MBA Executivo Gerenciamento de Obras e Empreendimentos

O objetivo desse curso do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec) é apresentar modernas técnicas de gerenciamento de obras, ferramentas de elaboração de orçamentos, planejamento, acompanhamento e gestão de empreendimentos.

Este curso de engenharia civil é dirigido aos profissionais de engenharia e arquitetura.

Engenharia diagnóstica

Esse curso online tem como objetivo desenvolver no aluno habilidades para exercer a função de consultor em engenharia diagnóstica. Apresenta casos práticos com os principais problemas em condomínios residenciais e comerciais e os procedimentos teóricos e práticos da inspeção predial.

Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável

Esse curso é realizado pela Poli-USP. Trata-se de um MBA que tem como público-alvo gestores, líderes de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em tecnologias digitais.

Assim, um dos objetivos deste curso de engenharia civil é discutir os impactos das tecnologias digitais na sociedade, nas profissões do futuro e no próprio meio ambiente e como elas devem ser geridas para maximizarem o retorno aos negócios, à sociedade e ao próprio indivíduo.

Cursos de idiomas

No vídeo abaixo você pode conferir três dicas de cursos de idiomas gratuitos disponíveis da web.

Conclusões

Você viu no texto de hoje que há muitas opções de curso de engenharia civil para o engenheiro civil que quer se aperfeiçoar. Dessa forma, podemos citar desde cursos de pós-graduação de longa duração, a cursos rápidos online.

Além disso, absorver novos conteúdos, realizar cursos é uma maneira de ampliar o seu networking e trocar conhecimentos. Então pense nisso!

Assim, antes de encerrar, gostaria de deixar algumas dicas de conteúdos complementares bastante interessantes.

O primeiro é um post com 8 livros indispensáveis para quem faz orçamento de obras de construção.

Além disso, recomendo que confira “O futuro da construção civil: tendências para 2019”. Por isso que neste texto abordamos perspectivas para o setor. São projeções de entidades e construtoras e carreiras que terão destaque em 2019.

Por fim, veja também quais são as tendências de carreira para engenharia civil e saiba porque é fundamental participar de eventos da construção.

Enfim, esse artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhar suas impressões conosco!

Até a próxima!

Foto do Autor

Autor
Juliana Nakamura

Jornalista especializada no setor de construção civil, tem amplo conhecimento do mercado imobiliário e da engenharia civil. Sua experiência na cobertura de obras, debates e eventos do setor a torna um dos principais nomes do jornalismo especializado no Brasil!

Comentários