Uma senha sera enviada para seu e-mail

O Lab Habitação: Inovação e Moradia é uma iniciativa da Artemisia e da Gerdau. Estas empresas, em parceria com o Instituto Vedacit, a Tigre, a Votorantim Cimentos, a Caixa Econômica Federal e o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), estão em busca de novos negócios.

E o critério principal é que tenham soluções com potencial de melhorar a qualidade das moradias de muitos brasileiros e brasileiras. O objetivo é fortalecer soluções de impacto para que as pessoas tenham casas mais salubres, dignas e confortáveis.

Dessa maneira, até 15 projetos de startups serão selecionados. Os escolhidos passarão por um processo gratuito de aceleração ao longo de cinco semanas. O processo conta com workshops presenciais e encontros online. O foco será o refinamento do modelo de negócios e, consequentemente, do impacto social das soluções. Três dos negócios receberão capital semente ao final.

O que o Lab Habitação procura

A intenção do Lab Habitação é acelerar iniciativas que tenham como foco o impacto social. Ou seja, empresas que tenham como foco a melhoria da qualidade das habitações das famílias brasileiras.

Lab Habitação

O programa tem como foco atender a alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável. São eles:

  • Erradicação da pobreza
  • Água potável e saneamento
  • Energia acessível e limpa
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Assim, o programa Lab Habitação conta com dez temas principais nos quais podem se enquadrar as iniciativas das startups.

Acesso à moradia de qualidade

Neste tema são buscadas soluções que visem a qualificar a moradia da população de baixa renda. Ou seja, que proporcionem acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca, dentre outras possibilidades.

Reformas habitacionais

Este tema é voltado para captação de soluções que auxiliem a população de baixa renda a conseguir reformar suas moradias. Para o Lab Habitação é importante que as propostas pensem em formas acessíveis e desburocratizadas para isso.

Água e saneamento

Neste tema do Lab Habitação se encaixam todas aquelas soluções que venham a promover acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos.

Empregabilidade na construção civil

São admitidas nesta categoria as soluções que ampliem as oportunidades aos trabalhadores da construção civil. Mais do que isso, que tenham como intuito a qualificação da mão de obra.

Infraestrutura e melhoria do espaço

O Lab Habitação pretende incentivas soluções que promovam a qualificação dos espaços públicos no entorno de moradias populares. Ou seja, que venham a sugerir propostas de lazer, atividades físicas, benfeitorias, dentre outros. Este tema abriga tais iniciativas.

Acesso a microcrédito habitacional

O Lab Habitação acredita que para a melhoria da qualidade de moradia da população é preciso incentivar soluções que facilitem o acesso a crédito imobiliário. Ou seja, que pratique taxas acessíveis. Além disso, que possa auxiliar também no pagamento de reformas na moradia.

Gestão de condomínios de habitação popular

Para atingir os objetivos de promover melhorias na qualidade das habitações, o Lab Habitação criou esta categoria. Ela se destina a incentivar soluções que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares. Dessa forma, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas.

Energia

Categoria destinada a abrigar soluções que visem gerar eficiência energética. Assim, abrange iniciativas para promoção do consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia.

Regularização fundiária

Nesta categoria são enquadradas as soluções que vêm a apoiar a regularização de famílias em ocupações irregulares. São valorizadas iniciativas que diminuam custos com burocracias do processo.

Inovação na construção civil

O Lab Habitação também acredita que a inovação é um dos caminhos para melhorar a qualidade das habitações. Por isso, esta categoria abrange soluções que promovam inovações na construção civil. São aceitos projetos que tenham como foco a eficiência na produção, o desenvolvimento de novos materiais e métodos produtivos, dentre outros.

Quem pode se inscrever no Lab Habitação

A busca do Lab Habitação é por empreendedoras e empreendedores de todas as regiões do País. O importante é que tenham negócios inovadores, no setor de habitação e, principalmente, orientados para a geração de impacto social.

Por isso, a metodologia do Lab Habitação foi desenhada para potencializar soluções que já tenham, pelo menos, um protótipo desenvolvido. Ou seja, que já esteja em fase de validação de proposta de valor e de modelo de negócio.

Dentre as premissas do programa Lab Habitação está a crença de que “a mudança só acontece quando todos e todas fazem parte da solução”. Isso significa que o programa busca por diversidade. Dessa forma, são estimulados a participar empreendedoras e empreendedores das mais diversas regiões, raças, credos, gêneros e orientação sexual.

Os projetos inscritos serão avaliados a partir de alguns critérios de seleção, listados abaixo.

Impacto social

Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à habitação. Ou seja, para melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda (ou com potencial).

Perfil do empreendedor e equipe

Serão considerados empreendedores e empreendedoras com intenção genuína de mudar o Brasil. Ou seja, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

Estágio de maturidade

Negócios com protótipo ou produto/serviço desenvolvido em fase de validação de proposta de valor.

Potencial de inovação

Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população brasileira de baixa renda.

Para orientar o desenvolvimento dos projetos, o Lab Habitação se baseia na Tese de Impacto Social em Habitação. Trata-se de uma análise setorial que reúne informações sobre os desafios enfrentados quando o assunto é ‘moradia’. São problemas enfrentados pela população em situação de vulnerabilidade econômica no Brasil.

O documento aponta as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva no tema. A análise foi desenvolvida pela Artemisia e Gerdau em parceria com Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos e apoio da CAIXA e CAU/BR.

O download do documento está disponível para download no Site da Artemisia.

Por que participar do Lab Habitação

Ao ser selecionado a partir dos critérios do Lab Habitação, os 15 negócios selecionados serão potencializados com base na metodologia de aceleração da Artemisia.

Dessa forma, terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e Habitação.

A expectativa é de que, ao final do programa, os participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio. Tudo para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante.

Assim, o Lab Habitação apresenta como principais benefícios:

  • Refinamento do impacto social da solução e apoio na formatação do modelo de negócio
  • Capital semente e acompanhamento personalizado para até 3 negócios que se destacarem ao longo do programa
  • Conexão com especialistas em negócios de impacto social e habitação (mentores e líderes das empresas apoiadoras)
  • Acesso à curadoria de conhecimento – ferramentas e conteúdos – alinhada às necessidades do grupo de empreendedores
  • Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio e do empreendedor

Cronograma do Lab Habitação

  • Inscrições: até 12 de setembro
  • Aviso aos selecionados: 1º de outubro
  • Workshops #1: 10 e 11 de outubro
  • Encontros online: outubro
  • Workshops #2: 13 e 14 de novembro
  • Acompanhamento dos destaques: novembro/19 a fevereiro/20

Para se inscrever no programa Lab Habitação basta preencher o cadastro disponível em bit.ly/LabHabitacao até 12/9.