Uma senha sera enviada para seu e-mail

Otimizar o layout do canteiro de obras tendo como foco a logística de canteiro significa, de uma maneira um tanto quanto resumida, investir em organização. Ou seja, planejar a localização de todos os materiais, a circulação dos seus funcionários, dos equipamentos em uso, das instalações fixas e provisórias e a realização de todos os serviços previstos.

Isso sempre com o objetivo de realizar todas as tarefas da melhor maneira possível. Ou seja, no menor tempo possível e com uso muito racional de recursos físicos, humanos e financeiros.

Por isso, se engana muito quem pensa que a logística de canteiro de obras deve abranger apenas os pedidos e as entregas de materiais. Como veremos a seguir, há diversos outros itens fundamentais para que se tenha uma logística de canteiro eficiente e que contribua com a produtividade da obra.

Layout do canteiro de obras

Dentre eles, podemos citar a comunicação, a gestão de resíduos e a própria maneira de executar os serviços. Todas essas frentes são peças-chave na otimização da logística de canteiro de obras.

Assim, é evidente que devem ser guiados por princípios logísticos, visando a garantir maior produtividade e muita organização nos processos e fluxos de trabalho. E isso envolve, inevitavelmente, o layout do canteiro de obras.

Por isso, entenda a seguir o que é a logística de canteiro em sua essência. Mais do que isso, veja como otimizá-la a partir do layout do canteiro de obras. Sempre considerando a rotina específica do seu canteiro de obras. Ou seja, a realidade da sua construção.

Antes de mais nada, vamos fazer uma definição conceitual importante.

O que é logística de canteiro?

É importante entender que a logística de canteiro de obras é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Ou seja, é a parte que planeja, implementa e controla o fluxo de matérias-primas, materiais, produtos, serviços, mão de obra e informações com máxima eficiência.

Assim, a logística de canteiro de obras ainda pode ser dividida em dois tipos de atividades. Nessa divisão, as atividades principais envolvem transporte, gerenciamento de estoque e processamento de pedidos.

Já as atividades secundárias são relativas à armazenagem, ao manuseio de materiais, à embalagem, às compras e ao sistema de informação. Outro ponto importante a ser salientado é que todas essas atividades se relacionam, em alguma medida, com o layout do canteiro de obras.

Assim, como podemos concluir, a falta de uma gestão de logística de canteiro acaba sendo, possivelmente, a principal causa da ineficiência produtiva. Por isso, é importante que as construtoras tenham um profissional específico responsável pela área logística.

Dessa maneira, ele deve atuar ao lado do profissional de engenharia civil responsável pelo projeto. Sua função é sempre pensar em como otimizar serviços e processos. Além disso, ele também tem participação ativa na definição do layout do canteiro de obras.

Armazenamento de materiais em canteiro de obras

É de fundamental importância não negligenciar a importância do armazenamento de materiais de construção ao conceber o layout do canteiro de obras. Afinal, os materiais e insumos devem ser armazenados de acordo com as características físicas de cada um.

Assim, argamassas ensacadas, por exemplo, devem ser empilhadas em local seco, longe do sol e em sentido de cruz. Isso garante o equilíbrio das pilhas.

Em contrapartida, materiais armazenados sem nenhum critério de organização podem se degradar, perder suas características originais e prejudicar a qualidade do projeto. Isso gera desperdícios e gastos desnecessários para a construtora na compra de novos materiais e, em muitos casos, com retrabalhos.

Ou seja, vai totalmente na contramão dos conceitos da construção enxuta (lean construction).

Layout do canteiro de obras

O layout do canteiro de obras deve ser pensado de acordo com as diversas fases de execução da obra. Além disso, deve sempre obedecer às determinações da NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Afinal, trata-se de um ambiente de produção que evolui ao longo do tempo. De uma maneira diferente de uma indústria convencional, o canteiro é, ao mesmo tempo, tanto o produto quanto a fábrica.

Layout do canteiro de obras

Para efeitos de estudo é interessante verificar, até mesmo, a evolução dos canteiros de obra ao longo da história.

Assim, itens como a mobilidade dos funcionários, o transporte de materiais e o acesso das máquinas aos locais de utilização precisam ser avaliados com precisão e visão estratégica.

Dessa maneira, nesse momento, é possível atentar para detalhes que têm importância fundamental na dinâmica do layout do canteiro de obras.

Afinal, a negligência nesses aspectos pode ser facilmente vista e sentida em alguns desses casos. Um exemplo clássico e, infelizmente, muito recorrente nas construções é quando um equipamento não consegue operar em um local por falta de uma instalação elétrica por perto.

Outro exemplo também bastante recorrente é quando os operários precisam atravessar o canteiro de obras para transportar materiais. Ou seja, materiais que serão utilizados em um ponto distante de onde estão armazenados.

Dessa maneira, o resultado final é uma perda de tempo difícil de mensurar, com impacto direto e relevante na produtividade geral da obra, e trabalhos provavelmente atrasados em casos mais complexos.

Melhore seu repertório de informações sobre logística de canteiro

Por ser a menos palpável fisicamente, a gestão de informações e da comunicação no canteiro de obras costuma ser deixada de lado em muitos projetos.

Mas é importante lembrar que a comunicação precária e inefetiva contribui para um canteiro de obras desconexo. Daí, cada funcionário trabalha da maneira que acha melhor e decisões importantes não são comunicadas. Como resultado final o que se tem é quase ou nenhuma eficiência e produtividade.

Assim, é fundamental investir em um sistema de informações que interligue todos os setores de uma obra. Ou seja, desde o responsável por instalações hidráulicas até o engenheiro responsável e o gestor do projeto no escritório.

BIM como aliado

O BIM (Building Information Modeling) pode ser um grande aliado tanto no projeto da edificação e do layout do canteiro de obras quanto na visualização da evolução da construção ao longo do tempo.

Para que isso aconteça, a construtora pode adotar ferramentas de comunicação específicas para a Construção Civil. Além disso, pode ser útil ter um quadro de avisos instalado no canteiro de obras. E neste ponto conseguimos entender a importância do layout do canteiro de obras mesmo para uma decisão simples, como a de definir o local onde o quadro será instalado.

Neste quadro são indicadas as demandas e as pendências aos profissionais em atividade dentro do canteiro de obras. Em ambos os casos, é importante ressaltar a importância de se utilizar e atualizar diariamente essas ferramentas. Afinal, não adianta ter o recurso sem uma política de uso alinhada à busca pela excelência.

Layout do canteiro de obras

Um outro viés importante de ser analisado é o da industrialização da construção. Afinal, os conceitos de sistemas construtivos industrializados demandam um estudo aprofundado de logística e layout do canteiro de obras. Além disso, otimizam o uso dos espaços por, inclusive, reduzir a geração de resíduos e, com isso, diminuir a demanda por caçambas, por exemplo.

Conclusão

Deixar de pensar na logística da construção e no de layout do canteiro de obras acarreta em diversas ineficiências. E elas atingem todo o processo construtivo.

Assim, se sua intenção é aumentar a produtividade geral e  também a lucratividade da sua obra, é fundamental pensar em logística e em layout do canteiro de obras. Afinal, o layout do canteiro de obras possibilita melhores condições inclusive para terminar a fazer a entrega de uma obra. Além disso, proporciona a chance de adotar conceitos de construção rápida.

Esperamos que esse post tenha contribuído para enriquecer o seu conhecimento sobre processos, logística e layout do canteiro de obras.

Temos total interesse de saber o que você achou e também de completar esse post com outras informações relevantes.

Por isso, deixe seus comentários abaixo. Vamos juntos melhorar a eficiência de nossas obras por todo o Brasil.

Além disso, para começar a entender um pouco sobre pensamento enxuto e lean construction, vale a pena investir nessa série de dicas:

Se você gostou desse post não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!