5 setembro 2017

Área de interesse

Conheça três livros sobre plataforma BIM indispensáveis

Original de Buildin
0

Você já sabe que o Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é a grande tendência da construção civil, certo?

Então, que tal ampliar seus conhecimentos sobre essa tecnologia com uma bibliografia sobre esse tema de alto nível?

Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Nós te ajudamos.

Nesse post você tem a oportunidade de conhecer três livros sobre plataforma BIM indispensáveis. Os títulos foram pré-selecionados por nossos curadores. Eles abordam desde conceitos iniciais até aplicações do BIM em obras da construção civil.

Por que isso é importante?

Cada vez mais utilizada, o BIM permite organizar todas as informações da obra de forma consolidada em uma única plataforma.

Além disso, o seu uso facilita o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção.

Mas, se por um lado, os ganhos com essa tecnologia são enormes, por outro, as dificuldades enfrentadas para fazer essa implantação também são significativas.

Um dos desafios é o preparo dos profissionais, que com o BIM, precisam absorver novos conceitos e um novo modo de trabalhar.

Você não quer ficar para trás, certo? Então, confira essas dicas!

1- “BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows”

Autoria: Brad HARDIN e Dabe MCCOOL

Editora Wiley

Esse livro poderia certamente se chamar “O livro sagrado do BIM” ou “Tudo o que você queria saber sobre BIM e não tinha para quem perguntar”.

Nesta obra você vai encontrar respostas para perguntas como:

  • O que é BIM?
  • Como usar o BIM na minha empresa?
  • Quais os benefícios do BIM?
  • Quais as barreiras à adoção do BIM?

Em sua segunda edição, o livro (em inglês) traz conselhos práticos, métodos e fluxos de trabalho testados , além de tutoriais para implementar o BIM.

A publicação foi atualizada para estar alinhada com as últimas edições de software da Autodesk, Trimble e Bentley.

Além disso, o livro descreve uma abordagem focada em resultados que mostra como incorporar o BIM e outras tecnologias em todas as fases do gerenciamento de construção, incluindo:

  • Planejamento do projeto
  • Marketing
  • Pré-construção
  • Construção
  • Trabalho de campo
  • Encerramento

Em suma, “BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows” fornece uma visão das tendências tecnológicas na construção e uma perspectiva cuidadosa de possíveis aplicações. Trata-se de leitura indispensável para quem quer se aprofundar no uso do BIM.

2- “The BIM Manager’s Handbook: Guidance for Professionals in Architecture, Engineering, and Construction”

Autoria: Dominik HOLZER

Editora Wiley

Este é o sexto e último livro da interessante série “The BIM Manager´s Handbook”. Nele, o autor procura levar o profissional a outro nível, definindo claramente o que é necessário para se destacar na gestão de BIM dentro das empresas.

Esse título é especialmente indicado para qualquer pessoa da indústria da construção que busque uma compreensão aplicável sobre o BIM.

Vale lembrar que com a adoção generalizada da modelagem 3D, os gerentes BIM tornaram-se uma nova geração de profissionais com papel, muitas vezes, mal definido. O livro de Dominik Holzer tenta jogar luz sobre essa questão, enfatizando como os gerentes de BIM podem adquirir as habilidades de comunicação necessárias para criar um fluxo de informações eficiente entre todas as partes envolvidas no projeto.

Vale muito a leitura (em inglês).

3- “Manual de BIM. Um Guia de Modelagem”

Autoria: Chuck EASTMAN, Paul TEICHOLZ, Rafael Sacks e Kathleen LISTON

Editora Bookman

Com cerca de 500 páginas, essa obra foi escrita por um pioneiro na tecnologia BIM (Chuck Eastman). Disponível em português, trata-se de nada mais, nada menos, do que a principal referência internacional na área.

Utilizando-se de linguagem bastante acessível, o título aborda tudo que os envolvidos em um empreendimento imobiliário precisam saber para serem bem-sucedidos na implementação do BIM.

O livro responde a questões como:

  • O que é BIM e como usá-lo?
  • Quais são os benefícios reais da implantação do BIM?
  • Quais são as principais barreiras ao uso amplo do BIM na engenharia?
  • Quem tem usado o BIM ao redor do mundo? Com quais resultados?

Seleção de livros sobre BIM – Conclusões finais

Em entrevista ao Buildin, o consultor Tiago Ricotta comentou que a digitalização da construção possibilitada pelo BIM agrega resultados fabulosos.

Entre os números citados pelo especialista, destaco a precisão em custos, cronograma e qualidade da ordem de 99%, 92% e 90%, respectivamente.

“Não utilizar a tecnologia disponível atualmente é perder dinheiro no curto prazo e competitividade no médio/longo prazo”, enfatizou Ricotta.

Quer outro fato que reforça a necessidade de os profissionais investirem esforços no entendimento do BIM?

A partir de 2021 o Governo Federal irá exigir que as novas licitações utilizem o BIM.

Com essa ação, a expectativa é de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor e uma redução de custo que pode chegar a 20%, de acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O que você achou dos livros sobre plataforma BIM recomendados pelo Buildin? Todos eles estão disponíveis para aquisição em versões digitais e em papel em livrarias como Amazon e Saraiva.

Antes de concluir esse texto, gostaria de deixar a indicação de dois conteúdos produzidos pelo Buildin e que você certamente irá gostar.

O primeiro é dirigido para os profissionais que querem seguir carreira como gerentes de BIM.

Outro material que não posso deixar de sugerir é o “Guia Completo sobre Tecnologia BIM”.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe suas impressões no espaço de comentários. E não deixe de nos contar se tiver dicas de outros livros interessantes sobre BIM.

Até a próxima!

Foto do Autor

Autor
Bruno Loturco

Com a experiência de ter passado pelos principais veículos de comunicação do setor de construção e do mercado imobiliário, como PINI e SindusCon-SP, é responsável pelo conteúdo publicado no Buildin. Seu conhecimento técnico associado à capacidade analítica sobre o mercado levam à produção de materiais de alto valor para os empresários da construção.
Entre em contato com ele!
bruno.loturco@buildin.com.br

Comentários