23 fevereiro 2018

Arquitetura

Marketing digital na construção civil: por que investir?

Original de Construa Resultados
marketing digital na construcao
0

Muitos duvidaram que a internet iria tomar as proporções da atualidade e que seria possível investir em marketing digital na construção.

Antigamente as pessoas abriam empresas de engenharia locais e conseguiam gerar bons resultados, com dedicação, trabalho duro e certas habilidades com finanças.

Atualmente, os desafios para manter as portas abertas são absurdamente maiores, todos enfrentam uma grande concorrência.

E essa afirmação vale não só para as construtoras, mas para as empresas de todos setores.

O jogo virou, você precisa se manter atualizado sobre as novas possibilidades de aumentar as vendas, reduzir os custos e riscos do negócio.

Talvez algumas pessoas ainda consigam gerar alguns resultados com os mesmos esforços realizados no passado, mas a grande maioria não.

Já dizia Albert Einstein “Insanidade é continuar a fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

É preciso mudar.

Hoje, existem soluções que podem ser aplicadas para aprimorar os setores: Comercial, marketing, planejamento e controle, produção, suprimentos de obra, recurso humanos, financeiro.

Todos os dias chegam novas tecnologias no mercado, focadas em aumentar os resultados das empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Abordaremos:

  • Marketing na construção civil;
  • Por que investir em marketing digital na construção;
  • Vantagens do marketing digital;
  • Por onde começar a fazer marketing digital na construção.

Marketing digital na construção civil

marketing digital na construcao

Por muito tempo as empresas de construção civil puderam caminhar sem realizar esforços significativos de marketing para atingir suas metas.

O desenvolvimento de novos negócios e fechamento de vendas eram frutos majoritariamente de relacionamento dos sócios-diretores e gestores.

Um dos primeiros a trazer os conceitos de marketing para construção civil no Brasil foi Ênio Padilha, com seu livro “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia”.

Nele são abordadas as características do marketing de serviços, comportamento de compra e os principais canais de aquisição do clientes.

Com certeza foi um livro revolucionário, desde a sua publicação já foram feitos muitos avanços no campo.

Com a popularização da internet, tudo mudou.

Estamos 24 horas por dia conectados com a rede global de computadores, o que traz uma era de novas possibilidades para comunicação.

Os participante do grupo estão modificando as forma tradicionais de fazer negócios, pedindo indicações, divulgando empresas, compartilhando as melhores práticas e tecnologias para o setor.

Por que investir marketing digital?

marketing digital na construcao

No ano 2000, apenas 400 milhões de pessoas estavam conectadas com a internet. Hoje, somamos mais de 3,2 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo.

De acordo com o relatório divulgado pela UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento), o brasil ocupa a 4ª posição global em usuários da internet com mais de 120 milhões de pessoas conectadas (59% da população).

Em praticamente todos locais públicos e privados movimentados é possível ver pessoas usando o celular.

Provavelmente a maioria dos seus clientes já utilizar alguma rede social pessoal ou profissional, além do e-mail.

Por que não tirar proveito dessas oportunidades?

Se você já identificou que seus clientes em potencial utilizam a internet, investir em marketing digital na construção é o que vai levar sua empresa ao conhecimento deles.

Todos presenciamos campanhas de marketing digital extremamente bem sucedidas nos últimos tempos. Dentre elas podemos citar o Facebook, Instagram, LinkedIn, Uber, entre outros.

Você provavelmente está pensando “Nenhuma dessas empresas está no ramo da engenharia!”,  “Na engenharia as coisas funcionam de maneira diferente”.

Concordo que existam desafios técnicos envolvidos, porém, os mesmos princípios que foram aplicados essas empresas chegarem aonde estão, podem ser adaptados para alavancar os resultados sua empresa.

A mente humana funciona com características semelhantes, não importa se você é diretor, gerente, engenheiro, técnico ou estagiário.

Entenda que eu não estou dizendo para você desistir das suas estratégias tradicionais.

Meu objetivo é apenas mostrar que existe uma poderosa ferramenta para sua empresa alcançar novos mercados.

Vantagens do marketing digital na construção

O marketing digital se sobressai (e muito) sobre o marketing tradicional.

Veja as vantagens de optar por fazer marketing digital na construção.

Baixo Custo

Em uma pesquisa realizada pela Lyfe Marketing, constatou-se que o marketing digital em redes sociais têm o menor custo por mil impressões que as demais modalidades.

Com pouco dinheiro e alguns conhecimentos, você pode conseguir um bom alcance das publicações de sua empresa anunciando em redes sociais.

Ao optar por investir em marketing digital na construção, você poderá diminuir o orçamento com marketing ou mantê-lo e atingir ainda mais pessoas interessadas em gerar negócios.

Segmentação

Seguindo a filosofia do marketing tradicional, as empresas anunciavam seus produtos e serviços incansavelmente, esperando os clientes entenderem as mensagens e tomarem atitude.

Era usado mala direta, jornais, rádio, panfletos guias comerciais, entre outras ferramentas que forneciam muito pouco controle sobre quem estava consumindo o conteúdo anunciado.

Como controlar quem vai ouvir sua propaganda na rádio ou ler anúncio da sua empresa no jornal?

O marketing digital trouxe uma poderosa ferramenta de segmentação de pessoas, permitindo você atingir exatamente o perfil do cliente que deseja adquirir.

Ao criar conta no Google ou em redes sociais, com certeza, em algum momento, você vai se deparar com algum produto que está propenso a comprar durante a navegação na internet.

No segmento da engenharia, uma poderosa ferramenta para atingir pessoas interessadas em comprar seus serviços ou produtos é o LinkedIn.

Em outro texto, abordo Como usar o LinkedIn para vender serviços de engenharia e arquitetura.

Nele dou dicas como usar a segmentação para atingir seus clientes, criando anúncios dentro da rede social.

Medição e mais retorno sobre os investimentos

No marketing tradicional é muito difícil de medir o retorno financeiro sobre os investimentos realizados.

Como quantificar o número de pessoas que foram atingidas por uma propaganda de rádio?

Utilizando corretamente internet para anunciar sua empresa, é possível medir exatamente o desempenho de todos aspectos das campanhas realizadas.

Numa campanha bem executada, você tem a possibilidade de verificar os números:

 

  • Impressões no anúncio;
  • Cliques sobre anúncio;
  • Direcionamentos para página de vendas;
  • Orçamentos solicitados;
  • Negócios fechados.

 

Assim consideremos o exemplo:

Você gastou R$ 100, conseguiu 10.000 impressões do anúncio, 100 pessoas clicaram para página de vendas, chegaram dez orçamentos e você fechou dois negócios

A tendência, se você dobrar o investimento, é ter o dobro de negócios fechados!

Com o valor médio dos dois negócios fechados, conseguimos calcular qual foi o retorno financeiro sobre seus investimentos em marketing.

Viralização

Imagine se sua empresa fizer uma publicação que viralize em toda rede, e, de repente, aparecer uma enorme quantidade de interessados em fazer negócio com você.

Com marketing digital isso é possível!

A partir do momento que uma empresa cria impacto no nicho que atua, a tendência natural das pessoas é compartilhar com quem divide destes valores.

O marketing viral é uma realidade para as empresas que investem em marketing digital.

Se você não acredita, veja o exemplo do cemitério jardim da ressurreição que viralizou fazendo humor com temas relacionados à sua atividade.

Usando a criatividade você pode fazer que todos do mercado da engenharia conheçam sua marca.

Engajamento

Quantas pessoas não estão interessados em comprar da sua empresa neste momento, mas podem ser grandes parceiros no futuro?

Utilizando os recursos digitais é possível manter os cliente em potencial engajados com sua empresa, através de conteúdo, e-mails entre outros recursos.

São criadas campanhas específicas para garantir a entrada de novos contatos comerciais, assim como a reativação da sua base de contatos.

Os clientes são segmentados quanto a decisão de compra, facilitando para quem vai adquirir os produtos e serviços de imediato, e relembrando seus antigos clientes que você existe e, está pronto para ajudar.

O aumento do engajamento é uma das principais vantagens de fazer marketing digital na construção.

Como começar a fazer marketing digital

A internet está sempre se reinventando.

Novas maneiras de atingir grandes públicos segmentados vão surgindo todos os dias.

Os esforços seus marketing se assemelham a construir uma edificação, você deve começar pela fundação.

Search Ads

Search ads são os anúncios em palavras-chave dentro de mecanismos de busca, ou seja, você paga para aparecer na frente das buscas do seu cliente na internet.

O exemplo mais comum, que é também amplamente utilizado por empresas de construção civil é o Google Adwords.

Nele é possível criar anúncios de texto, direcionando o tráfego para sua página de vendas.

Funciona na modalidade pay-per-click, você cria um anúncio e da um lance para aparecer nas posições de topo nas buscas da palavras-chave que escolher.

Os anúncios ficam no topo quando realizada a busca do Google, veja o exemplo abaixo.

O Google só realiza a cobrança uma vez que é efetivado o clique no seu anúncio.

Se você está buscando resultados a curto prazo, este é o melhor tipo de publicidade online.

Você irá direcionar para sua página de vendas tráfego de pessoas que já estão buscando os serviços que sua empresa fornece.

Para se otimizar os resultados, o site da empresa deve estar atrativo para os clientes.

Em outro texto, abordo os 5 elementos cruciais para o site de empresas de construção civil converterem visitantes em clientes.

Aplicando os conceitos descritos neste artigo, você facilitará a jornada do seu cliente para solicitação de orçamento da sua empresa.

Social Media Ads

Social Media Ads são anúncios feitos em redes sociais como: LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Google+ etc..

Nesse tipo de mídia, a abordagem das campanhas deve ser realizada de maneira diferente.

Normalmente as pessoas não estão procurando comprar nada, enquanto navegam pelas redes sociais.

Você precisa usar alguns artifícios para atrair clientes com seus anúncios. Como um caçador que escolhe a arma certa para pegar a presa.

Conclusão

As relações comerciais entre as empresas evoluíram. Estamos mais conectados que nunca.

Investir em marketing digital é uma boa maneira de criar oportunidades dentro deste novo contexto.

Considere estratégias de marketing digital em seu planejamento empresarial, você vai se surpreender com os resultados.

Comece de baixo, embasando sua estratégia em terreno firme.


Comentários