8 outubro 2018

Colaboradores

O que é energia fotovoltaica na Construção Civil? [VÍDEO]

Original de Buildin
Andrigo Antoniolli
0

Pensar e agir de maneira sustentável na construção civil deveria ser pré-requisito ao iniciar cada projeto de um empreendimento. Ainda que não seja, a sustentabilidade no setor vem ganhando força e tem se tornado pauta frequente em eventos como o Construtalk, que procura discutir inovação e tecnologia na construção.

A 4ª edição do evento, que dessa vez aconteceu em Florianópolis, foi em setembro. Um dos palestrantes do Construtalk veio justamente para trazer o olhar da sustentabilidade para um dos setores mais tradicionais da economia.

Andrigo Filippo Antoniolli é pesquisador e doutorando do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, o Fotovoltaica UFSC. No evento, ele apresentou um panorama do uso de energias renováveis na construção civil.

Gastos de energia na Construção Civil

Em sua palestra, Andrigo trouxe um dado que vale registrar: a construção civil é responsável por mais de 50% do consumo de energia elétrica nacional, segundo dados do Anuário de Energia Elétrica – EPE (2017).

Desde a fase de projeto e também durante a vida útil da edificação, os gastos com energia são enormes.

O contexto energético mostra que geradores convencionais de energia apresentam maiores gastos com operação, manutenção e infraestruturas de transmissão, além do impacto ambiental. Enquanto um gerador fotovoltaico pode ser integrado à edificação, não é poluente e conta com geração de energia distribuída junto ao ponto de consumo.

Mas o que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia que se obtém por meio da conversão direta da luz em eletricidade, o chamado efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica funciona com um material semicondutor que é a unidade central desse processo de conversão.

Entenda como funciona a sensibilidade à luz com esse tipo de energia renovável no gráfico apresentado por Andrigo, durante sua apresentação:

Energia Solar Fotovoltaica

Imagem: Fotovoltaica UFSC

O Brasil nesse contexto

Diferentemente de muitos países europeus, por exemplo, o Brasil possui uma boa uniformidade de irradiação solar diária, com altos valores em todo o território (4,25 kWh/m² a 6,30 kWh/m²), o que é excelente para esse tipo de tecnologia.

Construtech

Exemplos

Em sua fala, Andrigo aproveitou também para mostrar exemplos de aplicações de energia solar fotovoltaica na construção civil.

Essas aplicações podem, inclusive, serem feitas em uma edificação já existente. Os sistemas aplicados BAPV  (Building applied PV system) podem ser aplicados sobre a estrutura de uma edificação já existente e os sistemas integrados BIPV (Building integrated PV system) podem substituir um material de vedação e serem usados como elemento construtivo na edificação, o que pode ser economicamente mais atrativo, pois o material fará parte do envelope construtivo, substituindo, por exemplo, telhas ou a fachada ventilada.

 

Energia Solar Fotovoltaica exemplos

Imagem: Fotovoltaica UFSC

Edificação de Energia Positiva

Quando a integração fotovoltaica é possível de ser feita numa edificação, pode-se pensar em Edifícios de Energia Zero (Zero Energy Building). A conta fica assim:

ENERGIA GERADO – ENERGIA CONSUMIDA = ZERO (base anual)

E mais: se o balanço anual for maior que zero, a edificação passa a ser um Energy-plus Building (Edificação de Energia Positiva).

O Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC, em Florianópolis, é um exemplo de case de Edificação de Energia Positiva, segundo o pesquisador Andrigo.

Como pudemos observar, existe sempre uma possibilidade de se pensar a construção com um olhar sustentável e foco na inovação. Energias renováveis são apenas mais uma forma de se desenvolver o setor.

Confira o depoimento de Andrigo para a seguinte questão:

  1. Quais os principais benefícios do uso de energias renováveis na Construção, tanto para as empresas do setor quanto para quem vai usufruir de espaços com tecnologia renovável? 

Sobre o Construtalk Floripa

O Construtalk é uma série de eventos itinerantes que discute inovação e tecnologia na construção civil. A última edição reuniu profissionais do setor no Auditório da Softplan, na capital catarinense. A 1ª edição aconteceu em Belo Horizonte, a 2ª em Goiânia e a 3ª na cidade de Recife. O evento é realizado pelo Buildin.

Com saldo positivo para os envolvidos, o Construtalk Floripa teve um público formado, em sua maioria, por decisores, ou seja, pessoas que têm poder direto na mudança de mentalidade da construção civil em relação ao uso de inovação e tecnologia.

A proposta do evento foi mostrar e debater o panorama de inovações e tecnologias disruptivas que impactam o setor. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cases reais de empresas tradicionais que vêm quebrando velhos paradigmas.

Do outro lado, construtechs também estiveram presentes e mostraram o que as startups estão fazendo para transformar o mercado da construção durante o pitch time.

Entre os participantes estavam gestores de construtoras e incorporadoras, empreendedores, investidores e estudantes.

Tem mais evento por aí… Construsummit 2018

Para fechar 2018 com chave de ouro, a segunda edição do Construsummit está com inscrições abertas. O evento é um dos mais importantes da Indústria da Construção e discute como a tecnologia e a inovação impactam o setor.

Neste ano, o encontro acontecerá em dois dias inteiros de imersão em conteúdo de alto nível. Em 28 e 29 de novembro, São Paulo receberá cerca de 500 pessoas no auditório do Holiday Inn Anhembi.

Dentre os palestrantes, estarão presentes nomes nacionais e internacionais:

  • Gerry McCaughey Fundador e CEO da Entekra Inc. e Century Homes;
  • Jeff WilsonFundador da Kasita;
  • Masa NoguchiFundador e Coordenador da Rede ZEMCH e Professor de Design Ambiental da Universidade de Melbourne;
  • Marcelo NakagawaInnovation Researcher no PGT-USP; Professor no Insper, FIA, Vanzolini, Butantan, FAPESP;

Conheça outros palestrantes aqui.

Foto do Autor

Autor
Vanessa Farias

Jornalista e Analista de Conteúdo do Buildin.

Comentários