Uma senha sera enviada para seu e-mail

Você há de concordar que fazer e, principalmente, controlar orçamento de obras de construção civil é uma arte, não é mesmo?

Afinal, não basta apenas saber o preço dos materiais e dos serviços. Além disso, o profissional que trabalha com orçamentos precisa ir além do custo direto e das composições de custos na elaboração do orçamento de obra.

Assim, é imprescindível dispor de conhecimentos aprofundados sobre outros temas, como produtividade, sistemas construtivos, curva ABC, BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) etc. Tudo para calcular corretamente os custos envolvidos com mão de obra, materiais e equipamentos, dentre outros.

Portanto, não é exagero dizer que ninguém sai da faculdade de engenharia civil pronto para gerenciar o orçamento de obras de construção civil.

Até mesmo porque, há cada vez mais tecnologias novas e as legislações estão em constante evolução. Por isso, é necessário que o gestor de orçamentos imobiliários esteja em processo de constante aprendizado para evitar erros comuns em orçamento de obras de construção civil.

Para auxiliar esse importante profissional na busca pelo orçamento perfeito de cada serviço, o Buildin selecionou oito livros fundamentais. Elaborados por profissionais que são referência nessa área, esses títulos são imprescindíveis para quem quer ir a fundo na gestão e no controle de custos das obras.

Você vai ver que, seguindo passo a passo as dicas dessas publicações, fica mais fácil fazer orçamento de obras de construção civil.

Vamos lá!

Como preparar orçamentos de obras

Autor: Aldo Dórea Mattos

Editora Pini

Este é um clássico, absolutamente indispensável na estante de qualquer profissional de orçamento de obras de construção civil.

A publicação contém informações detalhadas para orçamentação.

Inclui levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, cotação de insumos, curva ABC, custo indireto, entre muitos outros elementos fundamentais para o planejamento financeiro de uma obra.

Aldo Dórea Mattos fala detalhadamente sobre a técnica de fechamento do preço de venda e sobre como definir BDI. Também aborda estudos de caso e dicas para o orçamentista que agregam praticidade e realismo aos assuntos, inclusive alertando para erros comuns observados pelo autor.

Em suma, o autor alia teoria e prática sem o distanciamento da primeira e sem o empirismo da segunda. O seu orçamento de obras de construção civil vai ficar muito mais adequado à realidade!

Planejamento e custos de obras

02 Planejamento e Custos de Obras por Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro

Autores: Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro

Editora: Erica

Este livro é especialmente voltado a estudantes e profissionais que desejam realizar o planejamento e apropriar os custos de obras de edificações.

O título aborda tópicos como:

  • Diagrama de causa-efeito e modelos de fluxogramas de processos;
  • Modelos de estrutura;
  • Organogramas de empresas construtoras;
  • Recrutamento, seleção e treinamento de pessoas;
  • Planilhas orçamentárias e a influência dos encargos sociais;
  • Técnicas de precificação.

A publicação também traz informações sobre os gráficos de controle. É o caso de, por exemplo, cronograma físico e o físico-financeiro, a análise econômica e mercadológica de empreendimentos, a importância dos juros nos gastos da construção de uma edificação e as modalidades de contratos.

“Planejamento e Custos de Obras” tem aplicação em cursos técnicos nas áreas de Arquitetura, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores, Edificações, entre outros.

É imprescindível para quem quer fazer orçamento de obras de construção civil cada vez mais precisos.

Guia prático de orçamento de obras – Do escalímetro ao BIM

03 Guia Prático de Orçamento de Obras. Do Escalimetro ao Bim por Pedro Antonio Lousan Badra

Autor: Pedro Badra

Editora Pini

Além de discorrer sobre os fundamentos da prática de levantamento de custos, o autor vai no detalhe do orçamento de obras de construção civil. Assim, ele busca mostrar o alcance das ferramentas de orçamento com o advento dos sistemas informatizados.

Segundo Pedro Badra, a qualidade de um orçamento de obras de construção civil está mais relacionada aos conhecimentos tradicionais de engenharia e arquitetura do que ao domínio dos sistemas, tidos como ferramentas.

Trata-se de uma das obras sobre orçamento de obras mais completas, destinada a orçamentistas, incorporadores e estudantes que queiram se especializar na área de custos.

Certamente, você precisa dessa publicação em sua biblioteca!

Como evitar prejuízos em obras de construção civil

04 Como Evitar Prejuízos em Obras de Construção Civil por Maçahico Tisaka

Autor: Maçahico Tisaka

Editora Pini

Esta obra foi elaborada por um dos autores mais respeitados da construção civil. Assim, esse livro mostra em detalhes diversos fatores que causam desequilíbrio econômico-financeiro em um contrato de construção civil.

A ênfase é para casos em que ocorrem alterações nos projetos básicos ou nos quantitativos dos serviços.

Dessa maneira, conta com linguagem objetiva e, assim, é uma verdadeira ferramenta para que contratantes e contratados identifiquem com antecedência problemas e as respectivas soluções. E, caso os conflitos já tenham surgido, o autor orienta o leitor na busca pela solução.

Maçahico Tisaka apresenta, de forma didática e compreensível, uma metodologia para a condução do processo de viabilização de um empreendimento. Além disso, fornece subsídios sobre a formação dos preços em orçamento de obras de construção civil.

Em suma, é uma leitura indispensável para quem quer evitar prejuízos em projetos e obras da construção civil.

Manual prático de administração de projetos, propostas e concorrências

06 Manual Prático de Administração de Projetos, Propostas e Concorrências por José Manuel L. A. Bento

Autor: José Manuel L. A. Bento

Editora Pini

Voltado a profissionais envolvidos direta e indiretamente na contratação de empresas. Este livro procura ser um verdadeiro manual prático para elaboração e entendimento de contratos.

Para tanto, o autor procurou abranger propostas variadas contemplando projetos, prestação de serviços e concorrências, por exemplo.

Como a finalidade do autor é capacitar o leitor de fato, ele optou por fazer amplo uso de planilhas, desenhos, correspondências e contratos padrão.

A publicação oferece um amplo conjunto de referências e instruções sobre concorrências públicas e privadas. Além disso, abrange desde a pré-concepção do projeto até a entrega da obra. Vale a pena conferir esse conteúdo para melhorar ainda mais seu orçamento de obras de construção civil!

Elementos de engenharia de custos

07 Elementos de Engenharia de Custos por Mario Sergio Pini, Luiz Raymundo Freire de Carvalho

Autores: Mário Sérgio Pini e Luiz Raymundo Freire de Carvalho

Editora Pini

Trata-se de uma coletânea de artigos publicados ao longo de anos na revista Construção Mercado, da Editora Pini.

A publicação detalha as diferenças na formação dos preços contratuais tanto em regimes de execução por preço global, quanto por preço unitário.

Assim, os autores procuram colocar em discussão a utilização do projeto como elemento condutor do processo de execução da obra.

Um tema natural, portanto, é o uso da modelagem do BDI e do cálculo dos encargos sociais incidentes sobre a mão de obra.

Ao longo dos textos, os autores fazem um resgate da engenharia de custos. De acordo com eles, esse é o campo do conhecimento capaz de nortear as decisões da etapa inicial do processo licitatório até aos eventuais litígios que surgirem durante e após o término das obras.

Indispensável para melhorar todo e qualquer orçamento de obras de construção civil.

Como gerenciar as compras de materiais na construção civil

08 Como Gerenciar as Compras de Materiais na Construção Civil. Diretrizes Para a Implantação da Compra Pró Ativa por Adriana de Paula Lacerda, Antonio Edésio Jungles

Autores: Adriana de Paula Lacerda e Antônio Edésio Jungles

Editora Pini

Este livro procura auxiliar os profissionais no gerenciamento eficaz das compras de materiais de construção.

Os autores consideram a gestão de compras como uma das atividades essenciais do orçamento de obras de construção civil. Ou seja, capaz de contribuir de forma significativa para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas construtoras.

Segundo eles, por meio do gerenciamento de compras de materiais é possível promover maior agilidade das operações e melhoria contínua da qualidade dos produtos adquiridos.

“O sucesso demonstrado por organizações que adotam tal postura tem estimulado a gestão estratégica da função de compras e a adesão de um número cada vez maior de empresas na busca de uma dinâmica mais enxuta. Isso significa a eliminação de todas aquelas atividades que não agregam valor ao produto final da incorporação”, comentam os autores.

Excel para engenheiros

05 Excel Para Engenheiros por Luiz Alberto Gomez

Autor: Luiz Alberto Gomez

Editora Visual Books

Esse título difere um pouco dos demais livros já citados. No entanto, é extremamente útil para quem trabalha com orçamento de obras de construção civil.

Você sabia que maior parte dos usuários de planilhas utiliza de 5% a 10% dos recursos que os softwares oferecem?

Erroneamente muitos profissionais, incluindo engenheiros, acham que planilhas se limitam apenas a somar células.

Para elaborar os exemplos mostrados no livro, o autor utilizou o Microsoft Excel. Entretanto, os fundamentos se aplicam perfeitamente a softwares de outros fabricantes, como Open Office, Google Docs, etc.

“Excel para engenheiros” traz conceitos básicos e a solução de problemas matemáticos e de sistemas de equações lineares. A ênfase é na análise de dados, estatística, teste de hipóteses e o método de Monte Carlo.

Assuntos como a resolução de problemas lineares e não lineares e com restrições (Simplex) também são abordados.

O título traz, ainda, um capítulo voltado às técnicas de programação em Visual Basic for Applications (VBA).

Livros para gestores de orçamento de obras de construção civil – Conclusão

Sem dúvidas, a leitura de obras especializadas com as listadas acima é fundamental para a evolução de qualquer profissional. E o conhecimento é a base para melhorar cada vez mais o orçamento de obras de construção civil.

Você sabe que o engenheiro de custo, até pela importância de seu trabalho, precisa se manter atualizado frente às cada vez mais rápidas inovações tecnológicas do segmento.

Neste post procurei te oferecer uma lista breve de livros realmente imprescindíveis para quem não quer ficar para trás.

Conte para nós! Quais outros livros e publicações você acha que deveriam constar desta seleção?

e-book Papel do Arquiteto no Gerenciamento de projetos e gestão de obras - Buldin

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais! E continue acompanhando o Buildin para receber informações relevantes para a construção civil!