Uma senha sera enviada para seu e-mail

Você, que é um profissional antenado, certamente já leu bastante sobre o BIM (Building Information Modeling), certo? Mas será que você sabe a diferença entre BIM e software para BIM?

Cada vez mais exigido no universo da engenharia civil e da arquitetura, o BIM envolve uma série de processos e modelos 3D que congregam múltiplas disciplinas de projetos.

Com o BIM é possível não apenas ter em mãos um modelo visual do edifício, mas também um banco de informações multidisciplinares relativas a todo o ciclo de vida do empreendimento. Aliás, é esse o maior valor por trás dessa tecnologia.

Mas para que a plataforma BIM funcione, são necessários softwares avançados. É sobre eles que falaremos no post de hoje.

O objetivo é apresentar a você os principais programas usados para desenvolvimento de projetos em BIM, gratuitos e pagos.

Siga conosco e confira informações sobre software para BIM:

3D x BIM

Antes de continuar, vale uma pequena observação.

Como já te disse, o BIM é mais do que um modelo 3D. Ele permite incorporar informações dentro do projeto e extrair dos desenhos os dados inerentes ao modelo, além de gerar objetos paramétricos.

É justamente isso o que diferencia a metodologia BIM dos programas para fazer 3D na arquitetura. As geometrias produzidas em apps de 3D, embora tenham uma função importante, não contêm nenhum tipo de informação.

Falamos um pouco sobre essas ferramentas 3D no post Como fazer uma maquete.

Feitos os esclarecimentos, vamos ao software para BIM.

Autodesk Revit BIM

O Revit, da Autodesk, é o principal software para BIM, utilizado no mundo inteiro. Trata-se de um software de modelagem 3D pago com versão gratuita para avaliação.

Entre outros recursos, o Revit é capaz de:

  • Modelar componentes de construção, analisar e simular sistemas e estruturas;
  • Gerar documentação por meio de modelos;
  • Importar, exportar e vincular dados com os principais formatos da indústria, incluindo o IFC, o DWG™ e o DGN;
  • Trabalhar de modo colaborativo. Vários envolvidos podem acessar os modelos compartilhados;
  • Comunicar a intenção do projeto de maneira mais eficaz para os seus proprietários e demais membros da equipe. Para isso, utiliza modelos para criar visualizações 3D de alto impacto.

O Revit pode ler arquivos gerados em programas específicos de estrutura (Revit Structure) e de instalações (Revit MEP). Dessa forma, este software para BIM agiliza a coordenação e compatibilização dos complementares.

No entanto, o software possui usabilidade considerada complexa, especialmente para projetistas com pouco domínio tecnológico.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como o Revit pode ser utilizado em projetos residenciais.

Archicad

Trata-se de um software para BIM desenvolvido pela Graphisoft também muito utilizado para modelagem de informações da construção de projeto 3D.

O Archicad pode ser usado para todos os tipos de projetos de arquitetura, como edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo e interiores, de diferentes portes.

O programa pode incorporar o BIMx, um visualizador de projetos BIM que permite acesso ao modelo virtual pelo celular e pelo computador.

software para BIM

Ele também pode promover fluxos de trabalho de colaboração aberta em cada etapa da concepção do projeto. Assim, o Archicad pode ser aberto por qualquer projetista que não use o programa.

Um ponto forte deste software para BIM é possuir uma base de usuários relativamente ampla, distribuída por todo o mundo. Além disso, tem compatibilidade com softwares de orçamentos que podem ser integrado com outros programas.

Pago, o Archicad possui avaliação gratuita por 30 dias (para profissionais) e por ano (para estudantes).

O vídeo abaixo mostra em mais detalhes como esse software funciona. Por isso, não deixe de ver.

Autodesk 360 BIM

Estamos falando sobre uma família de produtos baseado em tecnologia BIM em nuvem que conecta as informações de todo o ciclo de vida de um projeto de construção.

O BIM 360 é composto por uma série de apps. Entre eles:

  • BIM 360 Docs, que gerencia documentos relevantes
  • BIM 360 Field, que permite vincular tarefas e as fichas de verificação aos elementos do modelo 3D
  • BIM 360 Glue, que realiza a integração dos documentos Revit, CAD e Navisworks para a visualização total das categorias de projeto.

O BIM 360 é especialmente indicado para projetos de grandes proporções e complexos, incluindo projeto arquitetônico. Além disso, essa família de programas foi tema de um post que preparamos há pouco tempo. Confira!

software para BIM

BIMobject

Indicado para projetos do dia a dia, o BIMobject é uma família de apps gratuito.

Disponível para diversos software para BIM, como SketchUp, Revit, Archicad e AutoCAD. Ou seja, trata-se de uma biblioteca de fabricantes, disponível on-line, que permite baixar elementos de construção com a geometria certa e os dados necessários.

Um ponto forte dessa solução é a comunicação, que se dá em formato IFC,  suportado por todos os principais software para BIM. Assim, o BIMobject contempla mais de 60 mil famílias de produtos. Confira o vídeo abaixo para entender melhor como a ferramenta funciona.

Vectorworks Architect

Fornecido pela Nemetschek e disponível para teste gratuito, este é um software para BIM e modelador 3D para arquitetura e design.

Ele possui compatibilidade total com o formato IFC para troca de arquivos com outros software para BIM. Trata-se de uma solução relativamente simples, que tem como vantagem permitir projetar da forma tradicional, como se fosse um programa de CAD convencional.

software para BIM

Eberick

Este é um software para BIM pago para elaboração de projetos estruturais em concreto armado moldado in loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e estruturas mistas. Então, conta com recursos que abrangem todas as etapas do projeto.

Ele possui recursos BIM de modelagem, realiza a análise da estrutura, o dimensionamento das peças estruturais, a compatibilização com as demais disciplinas de projeto e a geração das pranchas finais.

O vídeo abaixo mostra a versão 2019 do Eberick 2019, que conta com recursos BIM.

BIM X

Este é um aplicativo indicado para apresentar e/ou compartilhar desenhos com clientes e equipe. Dessa forma, é voltado para arquitetos que usam o programa Archicad.

O vídeo abaixo mostra como os autores de projeto podem publicar um arquivo BimX a partir do Archicad. Mais que isso, compartilhar uma imagem 360 graus gerada à partir do BimX nas redes sociais.

Qibuilder

Desenvolvido pela AltoQi, esta é uma plataforma de software para BIM paga para desenvolver projetos hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio, SPDA, gás, cabeamento estruturado e alvenaria estrutural em um único sistema.

Assim, são oito soluções já adequadas às normas brasileiras e com recursos que otimizam as etapas, automatizando os processos de cálculo, modelagem, dimensionamento, compatibilização, detalhamento, quantitativos e memoriais.

Free CAD

Trata-se de um app freeware que conta com ferramentas de software para BIM. Sua principal funcionalidade é permitir a construção de um modelo IFC válido e exportável para outras aplicações BIM.

Dessa maneira, também possibilita a extração de plantas e cortes, que podem ser salvos no formato DWG.

Mais informações sobre essa ferramenta podem ser obtidas no vídeo abaixo.

Dalux BIM Viewer

É um visualizador gratuito que pode ser baixado no celular diretamente da loja de aplicativos (Android, iPhone e Windows). Muito utilizado por arquitetos europeus, esse visualizador permite acesso aos modelos BIM.

É compatível com os formatos IFC, RVT, PDF, DWG, DWFx, PNG e JPEG. Assim, também permite atualizar o projeto em campo e obter gestão questão diretamente em dispositivos móveis.

Tekla Model Sharing

Esta é uma ferramenta de software para BIM de trabalho em equipe. Por isso, com ela é possível:

  • Convidar outras pessoas para trabalhar no modelo
  • Participar dos modelos compartilhados de outras pessoas
  • Compartilhar alterações em modelos

O Tekla Model Sharing permite que cada usuário tenha uma versão local do modelo BIM em seu computador ou em uma unidade de rede. Então, neste programa, os dados do modelo são compartilhados e sincronizados por meio de um serviço seguro de compartilhamento em nuvem.

Considerações finais sobre software para BIM

Você viu no post de hoje que o BIM é uma plataforma aberta. Então, isso significa dizer que qualquer fornecedor de software para BIM pode criar soluções aplicando o seu conceito.

Essa condição contribui para que tenhamos uma oferta tão ampla de opções capazes de atender às múltiplas necessidades de cada projeto.

Assim, antes de concluir, gostaria de indicar a você a leitura de alguns conteúdos bem interessantes produzidos pelo Buildin e que podem te interessar:

Então, este conteúdo foi útil para você? Dessa maneira, não deixe de compartilhar suas impressões conosco no espaço de comentários. Por isso, se curtiu, compartilhe em suas redes sociais!