Uma senha sera enviada para seu e-mail

É sempre importante ter no radar quais as tendências de carreira na engenharia civil, não é mesmo?

Afinal, você tem visto nos últimos tempos uma série de inovações tecnológicas com potencial de transformar a construção civil.

Assim, como não poderia ser diferente, essa revolução também impacta o modo de trabalhar de quem atua na indústria da construção civil.

Portanto, o olhar para o futuro indica quais novas habilidades e conhecimentos serão demandados dos profissionais.

Além disso, no mercado atual é preciso aceitar a tecnologia como uma aliada, não como uma concorrente pelo emprego.

Outros atributos já bastante conhecidos, como sólidos conhecimentos técnicos, liderança e boa comunicação, continuarão sendo exigidos.

Quer saber quais são as tendências de carreira na engenharia civil?

Continue a seguir que já te conto!

Áreas com mais oportunidades

Se tudo transcorrer como o esperado, testemunharemos a retomada da retomada da construção civil acontecer a partir de 2019. Assim, alguns segmentos demandarão muitos profissionais.

Estamos falando principalmente de áreas como sustentabilidade, infraestrutura, mobilidade e habitação.

Você deve estar se perguntando, por que essas áreas estão no foco das tendências de carreira na engenharia civil?

No caso da sustentabilidade, essa é uma tendência global especialmente no segmento comercial e industrial. Esses contratantes estão cada vez mais exigentes com relação à ecoeficiência.

Infraestrutura e mobilidade são dois gargalos bastante conhecidos e que precisam ser resolvidos para permitir o crescimento do País.

A habitação está nesse rol pela necessidade urgente de reduzir a falta de moradias. Para se ter uma ideia, o déficit habitacional brasileiro exige a construção de 14,5 milhões de unidades até 2025, conforme estimativa do Secovi-SP em parceria com a FGV.

Eu incluiria a essas três áreas uma quarta que promete bombar nos próximos anos: a gestão da inovação. Nesse sentido, os grandes contratantes tendem a valorizar cada vez mais o profissional capaz de ver além. Ou seja, capazes de repensar as estratégias da empresa com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

tendencias de carreira na engenharia civil gestão da inovação open-innovation-inovação-na-engenharia-civil-Buildin

Tecnologia como aliada dos profissionais

Seja para projetistas ou gestores de canteiro de obras, uma tendência irreversível hoje é a influência das novas tecnologias no dia a dia do trabalho.

Refiro-me principalmente à gestão de projetos online, às ferramentas BIM e às plataformas de colaboração baseadas em nuvem (cloud computing).

Essas ferramentas podem ajudar a automatizar o trabalho e aumentar a produtividade. Contudo,  exigem treinamento para que o profissional possa extrair todas as vantagens.

É o uso da tecnologia que nos permite ter quantidades gigantescas de dados para subsidiar as decisões que fazem parte de nossas atividades profissionais.

O lado bom disso é que nos últimos anos e cada vez mais podemos fazer análises consistentes e embasadas.

Mas como tudo na vida envolve bônus e ônus, tanta informação aumenta o risco de perda tempo (e produtividade) em meio à infinidade de dados. Distinguir o que é relevante nem sempre é tarefa fácil para os profissionais.

Seja como for, não há como fugir da tecnologia. Arquitetos e engenheiros deverão se familiarizar com ferramentas de projeto 3D. Projetistas de instalação e eletricistas devem aprender sobre automação avançada e internet das coisas (IoT).

Atualmente 71% das horas de trabalho são realizadas por pessoas e 29% pelas máquinas. Mas essa relação deve se inverter. Até 2025, mais da metade das funções será automatizada. Os dados constam no relatório “O Futuro do Trabalho“, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.

Resumidamente, as tendências da engenharia civil indicam que é preciso se preparar para absorver as novas especializações que o mercado de trabalho demandará.

BIM como vetor de mudanças

Não é de hoje que falamos sobre a importância do BIM (Building Information Modeling). Mas o que temos visto é uma utilização cada vez mais ampla dessa tecnologia por construtoras e escritórios de projeto.

Outra tendência significativa para profissionais de engenharia civil é que, com projetos bem compatibilizados, o engenheiro “apagador de incêndios”, tão comum na construção civil, tende a desaparecer.

tendencias de carreira na engenharia civil BIM Buildin

Aliás, não é exagero afirmar que profissionais com experiência e conhecimento em processos do BIM terão lugar privilegiado no mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que a mão de obra especializada nessa ferramenta ainda é escassa e está em formação.

Se quiser saber com se aproveitar do BIM, não deixe de ler o Guia Completo sobre a Tecnologia BIM.

Inovação e trabalho colaborativo

Em um mercado no qual inovação é matéria prima para sobrevivência, parece óbvio que os profissionais não podem ficar engessados em ideias pré-concebidas.

Os tempos atuais exigem pessoas com mente aberta para absorver novas tecnologias e outras formas de produzir. É necessário sair da zona de conforto e ter disposição para ver as coisas sob uma nova perspectiva.

O futuro aponta, também, para uma valorização de profissionais que saibam trabalhar de modo colaborativo. OU seja, que sejam criativos e que estejam dispostos a correr algum risco.

Habilidades socioemocionais

O relatório do Fórum Econômico Mundial indica que as tendências de carreira na engenharia civil exigem profissionais com conhecimento além da técnica. Além da graduação, portanto.

Assim, a  inteligência emocional, o pensamento crítico, a empatia e a criatividade serão capacidades profissionais muito almejadas nos próximos anos.

Isso não é à toa. Afinal, são justamente as habilidades socioemocionais o que nos diferencia das máquinas, não é mesmo?

Reflexões finais sobre as tendências de carreira na engenharia civil

Ao longo desse artigo você teve a oportunidade de perceber que há novas tendências de carreira na engenharia civil. Ou seja, o perfil do profissional de engenharia civil está em franca mutação.

Isso não significa que a inovação vai tirar o emprego do profissional de engenharia civil. No entanto, conhecimentos profundos sobre técnicas de engenharia e gestão continuarão sendo fundamentais. Mas outras habilidades também passarão a ser exigidas, inclusive as que dizem respeito ao meio ambiente.

E aí? Como você está se preparando para essas mudanças?

Antes de concluir, gostaria de deixar três dicas.

  1. Nesse cenário de transformações, é fundamental estar bem informado. Uma maneira inteligente de estar por dentro de tudo é fazer o seu cadastro no Buildin. A plataforma  seleciona o conteúdo certo para você e avisa, em primeira mão, sobre eventos de seu interesse.
  2. Você há de concordar que, nos dias atuais, é muito difícil um profissional obter sucesso na carreira sem fazer networking. Elencamos alguns motivos que irão te motivar a participar de eventos voltados à construção civil nesse post.
  3. Faça seu cadastro para receber em primeira mão informações sobre os eventos do Buildin. Enviaremos a você dados sobre abertura de inscrições com descontos de até 60%.

Confira!

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de curtir e de compartilhar.

Até breve!