8 novembro 2018

Área de interesse

Vedacit Labs: 5 startups receberão até R$ 100 mil em investimentos

Original de Buildin
0

Se você tem uma startup que desenvolve soluções e tecnologias voltadas à indústria da construção, fique atento. O Vedacit Labs, programa de inovação aberta da Vedacit está com inscrições abertas até 11 de novembro.

Quer saber mais sobre o programa e os benefícios oferecidos? Então continue conosco para saber quais startups poderão se inscrever no Vedacit Labs.

Programa de aceleração

Você tem visto no Buildin uma série de iniciativas de empresas interessadas em fomentar inovação e transformar a construção e a engenharia civil. Assim, são programas que, por exemplo, promovem aceleração em parceria com grandes empresas, como a Cyrela ou a Andrade Gutierrez.

Muitas vezes, as ações se concentram em programas de inovação aberta, especialmente em programas de aceleração. Assim, incluem mentoria com especialistas em períodos que variam de, por exemplo, quatro meses de aceleração ou seis meses de residência a períodos mais longos dentro das empresas. Em alguns casos, aportes financeiros para desenvolvimento das startups.

Assim, a Vedacit aposta nesse modelo. Logo, o Vedacit Labs é a forma que a empresa encontrou para se conectar a startups. Ou seja, a iniciativas capazes de auxiliar a gerar negócios e a desenvolver novos produtos e soluções.

Em entrevista para o Buildin durante o Construtalk Recife, Luis Fernando Guggenberger, Gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta como tem sido a aproximação da Vedacit com as construtechs

Como funciona o Vedacit Labs?

O programa de aceleração da Vedacit foi desenvolvido em parceria com a Liga Ventures. Assim, a ideia é fomentar startups capazes de auxiliar a empresa a elevar sua eficiência, diminuir desperdícios, melhorar a segurança da construção e ofertar novos serviços.

Assim sendo, o primeiro ciclo iniciará em março de 2019 quando serão selecionadas até cinco startups. Elas receberão benefícios como:

  • Mentorias de experts, com metodologia e acompanhamento da Liga Ventures;
  • Acesso à rede de mentores Vedacit e à rede de contatos da Liga Ventures, inclusive potenciais parceiros e investidores;
  • Acesso aos laboratórios e linha de produtos Vedacit;
  • Estrutura para trabalho no WeWork, em São Paulo;
  • Investimento de R$ 100 mil por participação societária de 5%.

Como será a seleção das startups?

O processo de seleção do Vedacit Labs tem cinco etapas:

De acordo com a Vedacit, serão três os principais critérios:

  • Time forte e complementar;
  • Modelo de negócios consistente e escalável;
  • Sinergia com um dos temas propostos.

Uma vez que o objetivo do programa é a geração de negócios, as startups interessadas precisam possuir MVP funcional ou estar nos primeiros clientes.

Logo, é fundamental para o sucesso da parceria que as startups escolhidas tenham fundadores extremamente dedicados ao processo de aceleração. Ou seja, comprometidos com a rotina de reuniões e mentorias durante o processo de aceleração.

Temas propostos pelo Vedacit Labs

Entre as prioridades para a Vedacit estão áreas que, na sua visão, possuem grande potencial de gerar ganhos com a inovação.

Assim, são elas:

  1. Internet das coisas e sensores;
  2. Diagnóstico, gestão e monitoramento em obras;
  3. Plataformas para a indicação e contratação de profissionais;
  4. Soluções para impermeabilizar sistemas de captura e reuso de água;
  5. Soluções para melhoria dos processos construtivos e impermeabilização;
  6. Plataformas para a capacitação de profissionais e faça você mesmo (DIY);
  7. Building Information Modeling (BIM);
  8. Inteligência digital;
  9. Big Data para construção;
  10. Sistemas de impermeabilização para empreendimento voltados à população de baixa renda.

Conclusão

A Vedacit é uma das empresas da construção civil que já percebeu a importância da inovação para o sucesso e sustentabilidade de seus negócios nessa nova era da construção.

Sendo assim, além do Vedacit Labs, a empresa é uma das patrocinadoras do Construssumit, evento focado em debater a inovação na construção civil no Brasil e no mundo.

Entre os dias 28 e 29 de novembro, o Construsummit reunirá, em São Paulo, construtores, profissionais de inovação, empreendedores e investidores, além de construtechs e proptechs.

No Construsummit você entrará em contato com novas soluções para profissionais ou serviços para diagnóstico e gestão inovadores. Inclusive com aplicações para indicação de profissionais, construção sustentável ou habitações na baixa renda.

Estarão presentes, por exemplo, a ZeroDistrato e startups dedicadas à tecnologia BIM.

Para não perder a chance de participar de um encontro tão rico, garanta logo o seu lugar fazendo sua inscrição aqui. Até 18 de novembro as inscrições poderão ser feitas com desconto.

Esse post foi útil para você? Se curtiu, compartilhe este texto nas suas redes sociais. Até mais!

Foto do Autor

Autor
Juliana Nakamura

Jornalista especializada no setor de construção civil, tem amplo conhecimento do mercado imobiliário e da engenharia civil. Sua experiência na cobertura de obras, debates e eventos do setor a torna um dos principais nomes do jornalismo especializado no Brasil!

Comentários