Uma senha sera enviada para seu e-mail

O sistema woodframe (light wood framing) é um dos destaques do Construtalk Curitiba 2019. O sistema construtivo industrializado é composto por estruturas de madeira de reflorestamento.

O sistema construtivo tem base na industrialização, aplicação de engenharia e tecnologia. O woodframe traz vantagens para o mercado brasileiro como. Dentre eles, agilidade, segurança, controle da qualidade e um processo mais sustentável.

No light wood framing 75% da obra ocorre em fábrica. As paredes são feitas com madeira de florestas plantadas tratadas quimicamente. Além disso, embutem instalações elétricas e hidráulicas e saem de fábrica com as janelas já instaladas.

O woodframe é composto por um sistema multicamadas de revestimentos. Para tanto, utiliza materiais de base cimentícia e gesso. Estes garantem durabilidade, conforto térmico e acústico. Além disso, contam com uma estética similar à alvenaria.

Totalmente seca, a construção baseada no uso de light wood framing apresente elevada produtividade.

Tanto é que um edifício com até quatro pavimentos pode ser construído em apenas dez dias com o uso de woodframe. Uma casa com cerca de 50 m², por sua vez, chega a ser montada em apenas duas horas com o uso deste sistema construtivo.

Light wood framing no Construtalk Curitiba

A Tecverde é a convidada do Construtalk Curitiba 2019 para apresentar toda a tecnologia e os conceitos de industrialização que estão por trás do light wood framing.

Na ocasião do evento que será realizado no dia 25 de junho de 2019, o palestrante será o cofundador da Tecverde Engenharia, José Marcio Fernandes. Ele já esteve presente no Construsummit 2018, realizado na cidade de São Paulo.

No Construsummit, Fernandes falou sobre como a construção industrializada é uma das soluções possíveis para que as empresas ganhem em eficiência operacional nas suas obras.

Agora, mais do que apenas ouvir falar sobre o sistema construtivo light wood framing, você vai poder conhecer a tecnologia pessoalmente. O Buildin e a Tecverde firmaram uma parceria para realizar uma visita a um canteiro de obras e à fábrica da empresa.

No entanto, para garantir a melhor experiência e a segurança para todos, as vagas são SUPER limitadas! Por isso, corra se você tem interesse de fazer essa visita para conhecer a tecnologia que está revolucionando a construção de casas e edifícios!

Faça sua inscrição no Construtalk Curitiba 2019 e opte pela visita ao fechar a compra. A visita será feita um dia após o Construtalk Curitiba 2019, em 26 de junho.

woodframe

Eficiência construtiva com a industrialização

Os argumentos centrais do modelo de negócios da Tecverde são a eficiência associada à industrialização. Este é, de acordo com Fernandes, o objetivo maior da empresa paranaense.

De acordo com o que ele apresentou no Construsummit 2018, a industrialização apresenta um enorme potencial para o setor da construção. Ao citar o estudo da McKinsey denominado “Reinventando o setor da construção por meio de uma revolução da produtividade” ele afirma que o setor deixou de gerar US$ 1,6 bilhão nas últimas duas décadas. Tudo por causa da falta de industrialização e da enorme perda de produtividade que afeta todos os elos da cadeia da construção civil.

Como podemos ver, a Tecverde conhece muito bem o problema relacionado à forte disseminação dos métodos construtivos tradicionais nos canteiros de obra.

Nesse sentido, o sistema woodframe (light wood framing) faz parte da maneira que a Tecverde encontrou para promover a construção sustentável e industrializada.

Woodframe como vetor de produtividade

De acordo com o que Fernandes apresentou no Construsummit 2018, a tecnologia utilizada pela Tecverde proporciona entregas de obra em três vezes menos tempo do que com os processos construtivos tradicionais.

Além disso, ele afirma que o light wood framing (woodframe) contribui para a redução de resíduo e custos. Um dos motivos é o fato de o sistema construtivo permitir um orçamento fechado de início ao fim, uma vez que é possível controlar e prever exatamente a quantidade de insumos atrelados ao painel.

Assim, é possível registrar aumento substancial no controle de qualidade e de desempenho, já que é possível rastrear todo e qualquer material usado na produção das habitações. Outro fator positivo é o alto desempenho térmico e acústico, oriundos da tecnologia agregada nas habitações. O sistema de light wood framing é bastante difundido nos Estados Unidos, Canadá e Japão, por exemplo.

O desenvolvimento da tecnologia que a empresa utiliza tem sido promovido, explica o cofundador da empresa, desde 2009. Este foi o ano de fundação da Tecverde e, desde então, a empresa trabalha em parceria com grandes instituições como Senai e Finep.

Assim, a primeira fábrica da empresa começou a operar em 2010. A tecnologia, por sua vez, foi homologada em 2011. Dessa maneira, até o momento, a Tecverde já concluiu a construção de 3500 unidades em diversas tipologias.

Ou seja, o sistema construtivo em light wood framing da Tecverde atende a variações do projeto arquitetônico.

Assim, com a tecnologia atualmente em uso, Fernandes afirma que a Tecverde pode entregar uma casa funcional em apenas dois dias de construção. Ainda assim, a empresa tem como meta o desafio de construir habitações em somente um dia.

O motivo para encurtar de tal forma o prazo de execução é o que Fernandes chama de redução drástica do “work in progress”.

Isso porque, conforme ele explica, “uma casa que está parada, sem habitantes, é estoque, é custo. Quando terminamos em um dia, está casa está pronta para se transformar em dinheiro. E isso para nós é muito importante”, afirma ele.

Saiba mais sobre a Tecverde

A empresa está localizada em Curitiba e foi fundada em 2009. Sua atuação se dá nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A Tecverde tem como fundamento construtivo o conceito inovador para execução de casas e prédios de até 4 pavimentos.

Isso porque a empresa foca em combater as grandes dificuldades tradicionalmente encontradas na construção convencional. Ou seja, problemas decorrentes de imprevistos em custos e descumprimento de prazos.

A Tecverde credita estes obstáculos à elevada dependência de mão de obra pouco qualificada. Esta, por sua vez, decorrente de baixos níveis de industrialização.

A proposta da empresa é, portanto, eliminar tais problemas por meio da industrialização de processos. Assim, a tecnologia utilizada pela Tecverde é a chamada light wood framing

De acordo com a empresa, este sistema construtivo é totalmente industrializado. No entanto, apresenta alta flexibilidade para a personalização de projetos. Mais do que isso, proporciona agilidade, conforto e sustentabilidade para cliente final.

Conforme a Tecverde, as casas são produzidas em um prazo até três vezes menor que o processo de construção tradicional. Mais do que isso, a tecnologia em light wood framing reduz desperdícios em até 85%. Logo, as emissões de CO² são reduzidas em até 80%.

Para Caio Bonatto, CEO da Tecverde, a empresa oferece uma tecnologia extremamente avançada. Associada a ela, sensações estéticas, resistência, durabilidade, solidez e flexibilidade otimizadas em relação a casas convencionais.

A tecnologia do light wood framing (woodframe) foi transferida da Alemanha para a Tecverde. O processo contou com apoio técnico de um convênio com o Ministério da Economia de Baden Wurttemberg. Contou, ainda, com apoio da FIEP, SENAI e outras 34 empresas.

A tropicalização visou adaptar a tecnologia construtiva do wood frame à cultura do brasileiro em habitações. Ou seja, em relação a algumas características presentes na tecnologia utilizada no exterior.

Sobre o Construtalk Curitiba 2019

O Construtalk é o evento itinerante do Buildin. Já foi realizado nos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Agora, o Construtalk Curitiba convida a engenheiros de obra, empresários, empreendedores e fornecedores a participar de seus debates.

Durante o evento o participante estará em contato direto com palestrantes engajados na transformação digital do setor. São profissionais que têm projetos reais para mostrar. Além disso, com mais de 250 pessoas presentes na plateia, você terá inúmeras possibilidades de networking sobre inovação e tecnologia.

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 é apoiado por uma das maiores instituições de fomento ao Empreendedorismo, o Sebrae-PR. O evento terá apresentações de Startups promissoras e com DNA de inovação.

Por isso, aproveite os lotes promocionais e garanta agora mesmo a sua presença no Construtalk Curitiba 2019.

E aguarde! Em breve teremos novidades sobre o Construsummit 2019!

Se você tem interesse nos eventos do Buildin, preencha este formulário e saiba sempre em primeira mão sobre novidades.